Unhas roídas: dicas práticas para acabar com o vício

Para deixar de roer as unhas ? preciso determina??o para seguir as dicas pr?ticas que ir?o ajudar a exib?-las belas e fortes

Roer as unhas, mais do que um h?bito ruim, ? um v?cio. A maioria das pessoas que tem esse costume nem sabe quando a mania come?ou e precisa de comprometimento para conseguir parar. Decidida a largar a mania, ? necess?rio lan?ar m?o de algumas dicas pr?ticas para tornar o dia a dia mais f?cil e parar, de vez, com o v?cio de levar as m?os ? boca.

Fa?a sempre as unhas e use base de tratamento

Para ver as unhas com uma apar?ncia bacana ? necess?rio dedicar mais tempo a elas e uma boa alternativa ? come?ar a cuidar das unhas em casa. Participar ativamente do processo de cortar, lixar e esmaltar cria maior apego ?s unhas e aumenta o desejo de v?-las bonitas.

Para deixar as unhas crescerem e se livrar do h?bito de lev?-las ? boca ? imprescind?vel tamb?m usar uma base que ajude no processo. Produtos fortalecedores, que prometem nivelar as unhas e faz?-las crescer mais rapidamente evitam a quebra das unhas, maior problema para aqueles que t?m o costume de ro?-las. Unha quebrada ou rachada ? um chamariz e tanto para a boca, j? que o aspecto e a textura ?spera incomodam qualquer mulher.

Opte por esmaltes escuros e unhas posti?as durante o processo

Outra boa dica para quem quer largar o v?cio de roer as unhas ? usar cores escuras, como o vermelho, para colori-las. Esses tons de esmalte t?m papel fundamental no processo pois deixam em evid?ncia qualquer imperfei??o na unha. Se a ideia ? exibir as belas pontinhas dos dedos, t?-las pela metade n?o ? bacana e as cores escuras sinalizam o problema de forma muito eficaz.

Outra alternativa ? adotar unhas posti?as. Essa ? uma boa estrat?gia pois cria uma barreira entre a superf?cie da unha e a boca. Adotando essa medida, al?m de deixar a unha crescer de maneira livre, sem contato com os dentes, a pessoa acostuma-se a ver suas unhas sempre bonitas e compridas, o que ? um grande incentivo para largar o v?cio. ? importante ressaltar tamb?m que durante o per?odo em que estiver usando as unhas posti?as ? necess?rio fazer a manuten??o regularmente.

Estar bem emocionalmente ? fundamental

Muitas pessoas sofrem desse v?cio de levar as unhas ? boca a todo instante e as mulheres s?o as mais prejudicadas. Atrizes como Cl?o Pires e Grazi Massafera j? confessaram o mau h?bito, muito associado ? ansiedade. "A minha unha ? uma destrui??o. Qualquer not?cia que me d?o, que eu fico ansiosa, a primeira coisa ? colocar a m?o na boca", comentou Grazi ? frente do programa Superbonita.

Aliviar o estresse e a ansiedade com alguma atividade f?sica s?o alternativas que ajudam a interromper o v?cio. Esportes, dan?as e academia s?o bons aliados nesse caso. A ansiedade ? um fator decisivo nesse processo e contribui para o mau h?bito. Segundo a psic?loga Bruna Andrade, o nervosismo se expressa atrav?s de alguns sintomas: "uma circunst?ncia que costuma gerar ansiedade, por exemplo, ? o aguardar por uma resposta de emprego e a pessoa fica t?o ansiosa, que pode roer as unhas at? sangrar. Isso se d? pela incapacidade de controlar a situa??o, o que faz com que a pessoa busque uma fuga equivocada da emo??o que n?o est? sendo canalizada ou vivida em sua plenitude", explica.

Por isso, al?m das dicas pr?ticas, ? necess?rio estar emocionalmente equilibrado e tentar controlar-se em situa??es que podem desencadear o h?bito a voltar, como o momento de dirigir e as reuni?es de trabalho, por exemplo. Com for?a de vontade, ? mais f?cil conseguir largar o v?cio e exibir lindas unhas.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.