Usar maquiagem todo dia faz mal? Envelhece a pele? Saiba os cuidados necessários para evitar o problema!

Será que usar maquiagem todos os dias faz mal para a pele? Confira a matéria para descobrir! (Foto: Instagram @lexiconofstyle)
O segredo para manter a pele saudável é nunca esquecer de remover a maquiagem antes de dormir (Foto: Shutterstock)
Investir em hidratações e esfoliações também ajuda a deixar a pele saudável e ainda mais bonita para receber a maquiagem (Foto: Instagram @symphanisoto)
Além de também remover todos os resíduos de maquiagem da pele, é importante não esquecer dos lábios e da área dos olhos (Foto: Instagram @foreverflawlyss)
Será que usar maquiagem todos os dias faz mal para a pele? Confira a matéria para descobrir! (Foto: Instagram @lexiconofstyle)

Para as beauty addicts que não saem de casa sem maquiagem para o trabalho ou faculdade, uma preocupação muito comum é: faz mal se maquiar todos os dias? Com BBCream ou base para a cobertura da pele e, ao menos, batom e blush para um look mais coradinho, muitas mulheres se perguntam se o rosto pode acabar com espinhas ou até envelhecer mais rápido ao fazer a make everyday. Você também faz parte do grupo que têm medo de seguir essa vibe e acabar prejudicando a pele? Confira a matéria para saber mais sobre o assunto e descubra os cuidados necessários para evitar os efeitos negativos!

Remover toda a maquiagem é o segredo para não prejudicar a pele

Para aquelas que não dispensam a dupla cat eye e red lips ou até mesmo um estilo mais natural no dia a dia, uma boa notícia: usar maquiagem todos os dias não prejudica a pele! Mas, para quem não mantém o skin care em dia e esquece de remover os produtos antes de dormir, o uso constante pode, sim, se tornar um problema!

O motivo para isso é o seguinte: quando a make não é removida completamente, os poros entopem causando cravos e espinhas, e a pele ainda acaba exposta à ação dos radicais livres - que, quando são produzidos em grande quantidade, facilitam o aparecimento de marcas de expressão, rugas e flacidez.

Sendo assim, para usar maquiagem todos os dias sem ter dor de cabeça, a recomendação é nunca esquecer de remover os produtos por completo antes de dormir! Com a ajuda do demaquilante mais indicado para o seu tipo de pele ou da água micelar, basta passar o algodão com movimentos circulares para tirar por completo todos os resíduos do rosto, sem esquecer dos lábios e da área dos olhos no final.

Reservar um tempo para a hidratação e esfoliação também são medidas para manter a pele saudável

Além de remover a maquiagem todos os dias, quem quer ter uma pele saudável também precisa recorrer a mais alguns cuidados específicos. Um deles é a hidratação: se você deseja exibir um glam natural no rosto antes mesmo de fazer a make, é muito importante usar um bom creme hidratante diariamente! Dessa forma, além de deixar o rosto mais bonito, é possível preservar a camada de proteção que ajuda a evitar o ressecamento e as desagradáveis marcas de expressão.

Outra dica é investir em esfoliações semanais - considerando o tipo da sua pele para seguir a frequência ideal. As vantagens desse procedimento vão desde limpeza profunda e desentupimento dos poros à eliminação de marcas de expressão, deixando quem já fica in love com o efeito da hidratação com a derme ainda mais tratada e bonita.

Make de qualidade no dia a dia é indispensável

Para exibir uma pele saudável e digna de it-girl, além de todos esses cuidados, também é muito importante só fazer maquiagem com produtos de confiança - e, como qualidade não é sinônimo de preço alto, nem é preciso gastar muito para isso. Dessa forma, seu look fica impecável e você não corre o risco de usar todos os dias algo que pode acabar prejudicando sua pele.

Outro truque é preferir uma cobertura mais leve no dia a dia - com BBCream ou base de cobertura média, por exemplo. Além de facilitarem a limpeza no fim do dia, esses produtinhos #musthave ainda são perfeitos para seguir a make natural que já virou tendência!

Redação: Nívia Passos