Você sabe aplicar o batom? Veja 6 sinais de que está passando errado!

Toda viciada em maquiagem sabe a importância que o batom tem no look! Do nude ao vermelho intenso, ele é o responsável por valorizar qualquer visual, podendo até mesmo ser usado sozinho nos dias de pressa e, ainda assim, segurar a produção básica do dia a dia. Mas, para que esteja a seu favor e não ao contrário, é preciso ficar atenta a alguns errinhos que podem acabar colocando tudo a perder. Confira quais são e aprenda a fugir deles!

1 - Não hidratar a boca antes de aplicar o batom

Por causa da pressa ou, até mesmo, por achar desnecessário, muita gente acaba esquecendo totalmente de hidratar os lábios. Se você faz parte desse time, uma dica: você já está errando antes mesmo de passar o batom! Pular essa etapa aparentemente inofensiva faz com que a boca fique com aspecto ressecado e soltando aquelas desagradáveis pelinhas que estragam qualquer produção, por mais bonita que seja a cor escolhida. Para fugir disso sem comprometer o seu tempo, a dica é aplicar o hidratante enquanto você está arrumando outros detalhes do look - fazendo a cobertura da pele ou, se não for fazer a make completa, arrumando os cabelos, por exemplo - e retirá-lo apenas na hora de passar o batom.

2 - Não acertar o contorno dos lábios

Não tem nada pior que sair de casa na pressa e, ao se deparar com um espelho, ver o batom todo errado na boca, não é mesmo? Com os de cores mais claras, esse probleminha até pode acontecer, mas é com os escuros que o cuidado deve ser redobrado, já que o tom fica bem mais evidente nos lábios. Nesse caso, o segredo para não errar é fazer o contorno com um lápis - tomando cuidado com a simetria dos dois lados - e ir preenchendo o interior com calma para não ultrapassar a região.

3 - Errar o formato do arco do cupido

Uma das partes mais difíceis - principalmente, se o batom escolhido for escuro - é fazer um contorno preciso do arco do cupido. Deixar a região torta, pontuda demais ou meio borrada é um dos problemas que as menos habilidosas enfrentam na hora de fazer a maquiagem, mas alguns truques podem ajudar a evitar esse erro que estraga qualquer produção. O principal deles é desenhar um "v" ou um "x" na área antes de começar a preencher as outras partes - seguindo a dica do lápis para um contorno mais certinho ou, até mesmo, com o próprio batom. Além de facilitar o desenho dessa parte mais complicadinha, vale lembrar que começar a aplicação pelo centro da boca é a forma correta de usar o produto, já que a chance de errar é muito maior quando se começa pelos cantinhos.

4 - Excesso de produto nos cantos da boca

Outro erro que acaba atrapalhando a maquiagem é o excesso de produto no cantinho da boca. Além de tomar cuidado com o formato e com o arco do cupido, verificar se o batom não acabou ultrapassando as linhas mais finas dos lábios é um passo indispensável para que o look fique impecável. Se o erro tiver acontecido, a dica para resolver o problema é limpar a área com a ajudinha de um cotonete - e, no caso dos tons mais escuros, contar, também, com o corretivo ou base da cor exata da sua pele para cobrir os borradinhos que podem permanecer na região.

5 - Não considerar o restante da maquiagem

Não é só na aplicação que podem acontecer erros: escolher o batom sem pensar no restante da make também é um dos erros que pode colocar tudo a perder. Como em tudo na moda, é claro que não há regra de certo ou errado na hora de decidir o que usar, mas pensar na harmonia de alguns detalhes pode fazer seu look ter ainda mais sucesso. Usar um batom discreto quando outras partes da maquiagem estão mais chamativas, por exemplo, é uma boa escolha para fugir do visual exagerado; enquanto escolher cores clássicas e marcantes, como o vermelho, pode ser a solução ideal para sair do básico sem precisar se preocupar com uma superprodução.

6 - Não retocar o batom após comer e beber

Por mais duradouro que seja um batom, ele pode acabar perdendo a cor ao entrar em contato com comidas e bebidas. Quando não vai clareando por completo, algo ainda mais desagradável acontece: o contorno dos lábios fica preenchido enquanto o meio vai ficando esbranquiçado, o que estraga todo o esforço que você teve para uma cobertura perfeita. Para evitar isso, a dica é simples: ande sempre com o produtinho da vez na bolsa para retocar quando perceber que a cor já esté perdendo a vivacidade.


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.