Depois de tanta agitação em volta da tendência de contorno de make, que continua esculpindo rostos por aí, e, um pouco depois, o seu parente minimalista 'strobing', chega uma outra técnica da mesma categoria - o 'baking'. Embora só agora esteja fazendo barulho nas mídias sociais, este termo já é usado na comunidade de 'drag queens' há muitos anos, e é usado para descrever um processo de maquiagem em que se usa uma boa camada de pó translúcido sobre a maquiagem para aumentar a durabilidade do look polido. Celebs como Jennifer Lopez, ou as irmãs Kim Kardashian e Kylie Jenner são grandes adeptas da técnica para seus looks impecáveis. Saiba mais sobre esta sensação de maquiagem!
Deixar pó solto 'cozinhar' sobre a make garante acabamento impecável e de alta durabilidade
O 'baking' consiste na aplicação de uma camada bem generosa de pó translúcido sobre o corretivo líquido ou cremoso na região abaixo dos olhos, e deixá-lo por uns bons 10 a 20 minutos 'cozinhando' na região. Para quem quer ir um pouco mais além no contorno do rosto, vale aplicar o produto cremoso também no queixo, testa e topo do nariz, ou seja, na zona 'T', para depois sobrepor o pó também nestas àreas. Após o tempo de 'descanso' do produto sobre a maquiagem, é hora de retirar o excesso com a ajuda de uma esponja levemente umedecida, para esconder qualquer vestígio.
A intenção é obter um acabamento perfeito, sem dobrinhas, poros abertos ou acúmulos de produto em linhas finas, e funciona segundo o princípio de que o calor e os óleos da pele vão fundir os produtos de texturas opostas - creme e pó - durante esses 10 a 20 minutos, criando um efeito natural e perfeito. Além disso, o efeito serve ainda para iluminar as àreas em questão, uma vez que alguns pigmentos brancos do pó se unem à maquiagem.
Truque garante olheiras disfarçadas por muito mais tempo
Esta técnica é excelente para quem sofre com olheiras marcadas, e gostaria de manter esta imperfeição escondida ao longo de todo o dia, sem ter que retocar a maquiagem de hora em hora. Geralmente, para quem tem esta zona mais escura e levemente funda, a dica é a de escolher um corretivo que seja um tom acima do da sua pele, e depois aplicar a técnica de 'baking', para que a àrea fique mais iluminada. Além de garantir uma durabilidade muito maior, o processo faz com que a cor do corretivo 'aqueça' e oxide um pouco, fundindo-se muito melhor com o tom da pele.