10 dicas para acertar na hora de escolher e aplicar o batom!

Como acertar na hora de escolher e aplicar o batom: descubra com 10 dicas! (Foto: Instagram @seda_burhan)
Saiba como comprar o batom de cor e textura perfeitas! (Foto: Instagram @sarahangius)
O batom pode ser o protagonista do look! Descubra 10 dicas para você acertar na escolha e aplicação! (Foto: Instagram @mexiquer)
Como acertar na hora de escolher e aplicar o batom: descubra com 10 dicas! (Foto: Instagram @seda_burhan)

Acertar de primeira na escolha ou aplicação do batom: seria um sonho eterno de quase todas as mulheres? Seja na hora de aplicar a cor nos lábios ou para escolher o batom certo no look da vez, dar o match entre cor, textura e acabamento perfeitos nem sempre é tarefa fácil, né?

Maaas, pra te ajudar, o TSM montou um guia com 10 #tips para acertar na cor. Vem ver!

#1. Não deixe de testar a cor antes de comprar!

First step: nunca deixe de testar a cor de um batom antes de comprar! Muitas vezes, a gente fica in love pelo tom já na embalagem, mas saiba que ela pode mudar quando vai para os seus lábios, ok? Seja em quiosques, farmácias ou lojas de make, peça sempre o provador antes!

#2. Não teste no dorso da mão

E por falar em testar a cor, esqueça a velha mania de aplicar o batom no dorso da mão. O motivo? A cor da pele de lá não é a mesma cor dos seus lábios e o efeito final pode ser bem diferente do imaginado!

#3. Veja se o fundo do batom combina com seu tom de pele

Toda cor de batom pode combinar com todos os tons de pele - basta você curtir! - mas o fundo do tom nem sempre pode cair bem na temperatura da sua pele. A gente explica: existem subtons de pele quente e frio, assim como existem batons de fundo quente e frio, como os azulados e os amarronzados. Por exemplo, se você tiver a pele negra com fundo amarelado e quiser um batom nude, escolha os de fundo quente como o marrom e o bege, ao invés dos rosados.

#4. Conheça todos os tipos e texturas de batom

Acertar no batom também inclui saber as diferenças entre as texturas, viu? Assim, você consegue definir o que mais te agrada: os de efeito matte, que podem ser líquidos, em bala ou em lápis, deixam os lábios mais foscos, enquanto os cremosos deixam um efeito levemente úmido na boca. Na hora de comprar, fica mais fácil saber como eles ficarão nos seus lábios!

#5. Veja se a textura é prática para a ocasião

E por falar em texturas, antes de lançar mão daquele batom favorito, pense no evento! Vai para o trabalho? Que tal apostar na textura matte, que é mais discreta e não borra tão fácil? O evento é durante o dia? Então, dá pra brincar ainda mais com os líquidos, cremosos e com efeito glossy.

#6. Procure swatches de batons na internet!

Os swatches nada mais são do que as cores de batom estampadas sobre a pele para te dar uma visão de como são os tons! Por isso, na hora de comprar aquele seu vermelho dos sonhos ou o nude curinga para ter na bolsa, procure swatches na internet para favoritar seus queridinhos!

#7. Se for usar uma cor diferente, teste antes em casa

Pensando em usar uma cor de batom diferentona e que você não está acostumada? Teste em casa antes do evento! É que por mais que a cor seja LINDA, você corre o risco de não gostar do look assim que sair de casa. Para evitar o drama, passe o batom em casa e fique com ele para se acostumar.

#8. Use um lápis para contornar os lábios antes do batom

O lápis labial da mesma cor do seu batom ou da cor dos seus lábios é um aliado e tanto para acertar no look. É que ele ajuda a definir o contorno da boca, te mostrando exatamente onde preencher com o batom. Além de evitar borradinhos, ele também fixa a cor por muuuito mais tempo!

#9. Use um pincel para aplicar o batom que tá no finalzinho

Sabe aquele batom em bala PER-FEI-TO que já tá no finalzinho e você não consegue aplicar do jeito certo? O truque é fácil: use um pincel achatadinho para pegar o produto e depositar nos lábios! Assim, você acerta no formato da boca e aproveita seu batom queridinho até o fim!

#10. Sempre cheque antes de sair de casa

Nunca saia de casa sem checar o batom! Veja se não tem nenhuma manchinha nos dentes, nos cantinhos da boca ou no queixo. Para evitar todos esses dramas, a gente ensina aqui como evitar que o batom borre na hora da aplicação!

Redação: Beatriz Doblas