10 dicas sobre as sombras para olhos que toda mulher deve saber

Veja as 10 dicas de sombras de olhos que vão mudar a sua rotina de beleza
Veja as 10 dicas de sombras de olhos que vão mudar a sua rotina de beleza

Apesar de parecer um dos produtos coringas da nécessaire de maquiagem, ainda existem algumas peculiaridades sobre as sombras que nem todas as mulheres dominam. As dúvidas sobre o tema se estendem aos mais diversos assuntos, fazendo com que muitas desistam ou simplesmente não tentem se arriscar no produtinho. Para acabar de vez com esse problema, selecionamos 10 dicas fundamentais para você nunca mais ter dúvidas na hora de maquiar os seus olhos. Confira!

1 - Saiba escolher as fórmulas de sombra ideais para o que você precisa

Para conseguir maquiar os olhos com perfeição, primeiramente é preciso conhecer o tipo de sombra que você irá utilizar. Para quem prefere uma cor vibrante nos olhos, vale a pena investir nas sombras cremosas, que funcionam como uma base potencializadora da cor da sombra em pó que virá por cima. As compactas, por sua vez, são ideais para serem levadas na bolsa ou para o manuseio. Já as soltas são as mais pigmentadas, sendo ideais para quem deseja cores muito intensas e cintilantes.

2 - Não economize na base para as sombras

Para quem deseja fazer a sombra durar muito mais tempo, sem que fiquem acumuladas nas dobrinhas das pálpebras, preparar a área é muito importante. A dica é aplicar um produtinho cremoso, que poderá ser o seu próprio corretivo, para potencializar a cor, o que faz a sombra permanecer no mesmo lugar por horas.

3 - Saiba a quais regiões dos seus olhos são destinadas às cores da sua paleta

Cada cor presente na sua paleta de sombras possui uma determinada função, agindo melhor em diferentes regiões dos olhos. Os tons mais claros são indicados para iluminar abaixo das sombrancelhas, por exemplo. Já as com cores médias são ideias para colorir a pálpeba móvel. As mais escuras, por sua vez, funcionam melhor no côncavo, região do osso ocular, para serem esfumadas e garantir profundidade. As mais escuras de todas servem para marcar o seu canto externo.

4 - Base branca cremosa realça até as cores mais apagadinhas

Quando as cores das sombras sozinhas não forem suficientes para destacar os olhos, uma sombra branca cremosa poderá acentuar qualquer tonalidade. Para isso, aplique o produto direto na pálpebra, espalhando a sombra em pó por cima. A cor ficará muito mais aparente.

5 - Após aplicar a sombra no côncavo, esfume

O efeito esfumado que garante olhos poderosos com a maquiagem é conquistado quando o pincel limpo e fofinho é passado várias vezes, em zigue-zague, nas delimitações da sombra. Neste passo é preciso paciência, finalizando somente quando conseguir o efeito desejado.

6 - Utilize o lápis para olhos para fazer os contornos

Para fazer um contorno mais elaborado nos olhos, utilize um lápis para olhos na cor desejada e vá esfumando até que não sobre mais nenhuma linha marcada. Em seguida, aplique a sombra desejada no centro da pálpebra. Isso garantirá olhos poderosos à sua make.

7 - Aplique a sombra dando leves pressionadas nos olhos

A melhor maneira de aplicar a sombra nos olhos é dando leves pressionadas com o pincel ou aplicador, fazendo com que o pigmento consiga uma maior aderência. Para conseguir uma intensidade maior de cor, repita o processo quantas vezes forem necessárias.

8 - Misture delicadamente as cores já aplicadas

Para que a divisão das sombras não fique demarcada, dê uma leve misturada entre a cor que já está nos olhos e a que está sendo aplicada, formando um degradê entre elas. Assim, as sombras ficarão em harmonia, causando o efeito bonito de transição desejado.

9 - Incline a cabeça para trás na hora de esfumar o côncavo

A melhor maneira para encontrar o côncavo dos olhos e esfumar a sombra é inclinando a cabeça levemente para trás, olhando para o espelho. Assim, a visão da sua pálpebra ficará melhor, o que facilita na hora de esfumar a sombra.

10 - Aplique pó translúcido abaixo dos olhos na hora de aplicar sombras escuras

Um jeito simples de evitar o efeito panda que as sombras escuras causam quando caem na área abaixo dos olhos é passar uma camada de pó translúcido na região das olheiras. Assim, quando acabar a maquiagem dos olhos, basta varrer o pó com um pincel e retirar o acúmulo de pigmentos.