10 erros de maquiagem que você está fazendo: saiba o que pode estar prejudicando a sua make final

Se a make não teve o resultado que você esperava, confira 10 detalhes que vão fazer toda a diferença no look (Foto: Instagram @pamhetlinger)
Esfumar e espalhar bem base garante um resultado natural e evita um efeito mais artificial (Foto: Instagram @knaomin)
Para deixar os cílios mais separadinhos, o detalhe está em esperar alguns segundos entre as camadas de máscara (Foto: Instagram @kamilabravo)
Se a make não teve o resultado que você esperava, confira 10 detalhes que vão fazer toda a diferença no look (Foto: Instagram @pamhetlinger)

Você caprichou na make dos olhos, na preparação de pele e na cobertura do batom, mas a maquiagem não saiu como esperado? Pode ser que você esteja deixando passar alguns detalhezinhos que são indispensáveis para um bom resultado! Nada de desespero: o TSM preparou uma lista completinha com todos eles para você não esquecer de nenhum na hora de se maquiar. Para imprimir e deixar do lado do seu espelho, viu?

1. Comece a make com o rosto limpo


Se a make não está durando como planejado, o primeiro passo é criar o hábito de limpar bem o rosto antes de começar a produção. É que como o rosto acumula oleosidade e resíduos de poluição ao longo do dia, os produtos não aderem bem à pele e começam a deslizar logo depois da aplicação. Melhor evitar, né? Antes de se maquiar, lave bem o rosto com um sabonete específico para seu tipo de pele ou, se quiser algo mais prático, use um pouquinho de água micelar. Se quiser investir mais alguns minutinhos, que tal experimentar uma máscara de argila? Uma base sequinha = make que dura all day long!

2. Evite pular a hidratação na hora de preparar a pele


Outro detalhe que também pode estar influenciando a duração da make é a falta de hidratação. Afinal, quando a pele está desidratada, tende a absorver a água na fórmula das bases, corretivos... Resultado: make craquelando e acumulando com o passar das horas. Para evitar, é simples, basta aplicar um hidratante facial levinho e espere secar. Ele vai funcionar como uma espécie de primer, deixando a pele preparada e lisinha para receber o resto da make!

3. Faça a make dos olhos antes de passar a base

Você gasta um tempinho caprichando um esfumado power e, logo depois, percebe que os resíduos de sombra mancharam sua base: quem nunca, né? Nesse caso, o detalhe que vai fazer toda a diferença no resultado da sua make é a ordem de se maquiar! Nos dias de balada ou em que você quiser uma make mais glam, faça a parte dos olhos primeiro. Depois, é só limpar o que cair no rosto com um pouquinho de água micelar e vir com a base. É garantia de uma make perfeita!

4. Esfume a base completamente até o pescoço e a raiz do cabelo


Está para surgir um item de make que envolva tantos truques e detalhes quanto a base, né? Se você quer garantir um acabamento impecável na maquiagem, lembre-se sempre de esfumar bem o produto depois da aplicação. Espalhe o produto do centro do rosto até a raiz do cabelo, os cantinhos do rosto e o pescoço, esfumando com a ajuda de um pincel ou uma esponjinha. Assim, você consegue um look mais uniforme, natural e, de quebra, ainda evita o efeito "máscara", que deixa a make mais artificial.

5. Evite aplicar o corretivo apenas nas olheiras


Você usou o corretivo nas olheiras, mas o produtinho não camuflou as áreas escuras como você imaginou? Um detalhe que faz bastante diferença no resultado da make é aplicar o corretivo no formato de um triângulo invertido: não só na região das olheiras, mas descendo até o centro das bochechas. Dessa forma, a make dá a impressão de que você está mais disposta e bem descansada. Que tal experimentar na sua everyday makeup para o trabalho ou a faculdade?

6. Use o pó facial se quiser que sua make dure ainda mais


Você anda deixando seu fiel pó facial de lado na hora de terminar a maquiagem? Selar os produtos líquidos ou cremosos, como base e corretivo, é superimportante para que sua make dure bem mais. Isso matifica e ajuda a controlar a oleosidade que surge ao longo do dia no rosto, viu? Aplique o produto na zona T, que costuma sofrer mais com o excesso de oleosidade, e também nas pálpebras e na região das olheiras.

7. Confira a luz em que você está se maquiando e a do lugar em que você vai


A make estourou em uma foto com flash? Sua base parecia combinar mais com o tom da sua pele dentro de casa? A luz - tanto do ambiente em que você faz sua maquiagem quanto a do lugar onde você vai - é o detalhe que está criando esses probleminhas! Na hora de se produzir, procure um lugar que misture luzes quentes ou frias, já que essa combinação ajuda a evitar possíveis diferenças.

8. Espere o delineador secar bem antes de fechar os olhos


Acertar o traço de um poderoso cat eye não é nada fácil e, por isso, nada mais triste do que ver todo seu trabalho carimbado na pálpebra, né? Para evitar esse pequeno makeup disaster, a dica é SEMPRE esperar um pouquinho para abrir os olhos depois de terminar o delineado. Manchinhas ou borrões never again!

9. Espere alguns segundos entre as camadas de máscara de cílios


Os detalhes também são os maiores responsáveis na hora de conseguir o efeito que você quer para sua máscara de cílios, viu? Se você não curte cílios mais juntinhos e empelotadinhos, a dica é esperar alguns segundos entre as camadas de máscara, ok? Deixar o produto secar um pouco ajuda a manter os fiozinhos separados.

10. Use um lápis de boca antes do batom

Um batom power, seja ele nude ou mais colorido, pode transformar qualquer look e requer um pouquinho mais de cuidado na hora da aplicação. Se a ideia é melhorar a fixação da cor que você escolheu, não esqueça de contornar os lábios antes com um lápis labial. Esse detalhe ajuda a evitar borradinhos e outras manchas!

Redação: Giovanna Pego