10 mandamentos da maquiagem de pele natural: saiba os produtos e o passo a passo ideais

 Saiba qual é o passo a passo da maquiagem natural com os 10 mandamentos do look fresh (Foto: Instagram @ashleapenfold)
Saiba qual é o passo a passo da maquiagem natural com os 10 mandamentos do look fresh (Foto: Instagram @ashleapenfold)

A maquiagem natural para o dia, para a noite ou só para fazer algumas fotos novas para o feed precisa estar sempre perfeita, né? Para isso, o segredo é seguir o passo a passo certeiro e não esquecer das regrinhas indispensáveis ao look fresh. Já sabe quais são? Separamos os 10 mandamentos que não podem ficar de fora da produção de make natural. Confira!

1. Hidrate bem o rosto antes da maquiagem natural

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por @thesydneyporter em

Uma pele naturalmente bonita é sempre uma pele saudável, certo? Então, antes mesmo de começar a maquiagem, não se esqueça de usar um hidratante leve no rosto. Isso vai ajudar a firmar a pele, controlar a oleosidade e garantir o glow perfeito para o look fresh. 

2. Use sempre bases leves ou BB Cream no look fresh

O segundo passo da make natural é apostar numa base de acabamento suave, como as de média cobertura, por exemplo. Além delas, outra opção que também funciona é o Super BB Cream, de Maybelline NY, justamente por ter um efeito mais natural e levinho no rosto. A ideia é esconder as imperfeições sem deixar o aspecto pesado no visual.

3. Prefira aplicar o corretivo mais leve na produção

Na hora do corretivo, o truque para deixar a produção bem "acordei assim" é usar um corretivo de fórmula leve, de preferência líquida - assim é mais fácil dosar a quantidade e garantir um acabamento sutil dando batidinhas leves com os dedos ou esponjinha para cobrir as imperfeições e olheiras.

4. Pó translúcido é a melhor opção para finalizar a make

Para finalizar a base no rosto, vale preferir o pó translúcido em vez do compacto, e o motivo é simples: o pó soltinho e sem cor ajuda a criar uma cobertura bem suave no rosto, controla o brilho na pele e faz com que a maquiagem dure bem mais no visual. O segredo é aplicar uma camada fininha, só para selar os itens já usados.

5. O blush e o iluminador devem ser aplicados com cuidado

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Marta Oria (@martaoria) em

Na hora de garantir o ar coradinho de saúde característico da maquiagem natural, aposte em tons mais rosadinhos ou bronze para o blush, concentrando a aplicação no meio das bochechas, mais para o meio do rosto. Depois, use o iluminador nas têmporas, linha central do nariz, arco do cupido e cantinho interno do olho.

Dica extra: um truque do look fresh é apostar no monocromático, por isso, vale usar o mesmo blush usado na make para colorir a pálpebra e destacar os olhos. Depois, aplique uma sombra marrom para marcar o côncavo e prontinho!

6. Contorno facial deve ser bem leve

O contorno facial também pode completar a maquiagem, mas sem marcar demais, viu? Justamente para não perder o ar fresh e natural! Se quiser sombrear nariz, testa e laterias do rosto para afinar essas regiões, faça sempre um traço bem esfumado e leve. 

7. Máscara de cílios não pode ficar de fora da maquiagem natural

Quase todas as maquiagens naturais contam com cílios beeem alongados e volumosos! Para chegar lá, o segredo é não economizar nas camadas de rímel. Uma boa dica é contar com a máscara Total Tempation para essa tarefa: ela garante volume total, tem fórmula leve e garante que os cílios fiquem macios e flexíveis na produção.

8. Não se esqueça de preencher a sobrancelha

Não é porque o look é natural que as sobrancelhas têm que ficar de fora da produção, ok? Mas atenção: na hora de preenchê-las, tente apenas cobrir as falhas e esfume bem o lápis ou sombra usada na região. Aqui, para um toque final, um segredinho é aplicar um pouco de iluminador no ossinho da sobrancelha!

9. Aposte nas sardas falsas (caso você não tenha naturais)

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Emma Chen (@emmachenartistry) em

Sardinhas aparentes são o must na maquiagem natural, por isso, explore bastante as suas caso você tenha as manchinhas no rosto. Se não tiver, basta usar um lápis marrom e imitar as pintinhas na técnica de fake freckles! E não precisa economizar nas sardas falsas não, viu?

10. Prefira um batom cor de boca ou hidratante labial

Para finalizar, a ideia é deixar a boca destacada com um ar natural - e para isso, dois aliados são os mais indicados: escolha um batom que seja parecido com o tom da sua boca (seja ela mais rosada ou marrom) ou, então, use apenas um hidratante labial com cor para realçar os lábios.

Redação: Raquel Carletto