10 mandamentos da pré-maquiagem: veja o que não pode faltar na preparação da pele!

Confira as dicas para arrasar na preparação da pele antes da maquiagem! (Foto: Instagram @behindtheglitters)
Confira as dicas para arrasar na preparação da pele antes da maquiagem! (Foto: Instagram @behindtheglitters)

Toda makeup lover sabe que o segredo da maquiagem perfeita está na preparação da pele antes da produção. Mas afinal de contas, o que usar para limpar o rosto antes da make? Qual é a ordem dos produtos de skincare? O primer vem antes do hidratante? Veja os 10 mandamentos da pré-maquiagem aqui embaixo e tire suas dúvidas!

1. Separarás o tempo certo para preparar a pele

O principal mandamento da pré-maquiagem é não ter pressa, viu? O ideal para que dê tempo de cuidar do rosto e garantir uma produção impecável é separar um tempinho de pelo menos meia horinha para a pré-make. Assim você não vai atropelar nenhum passo!

2. Começarás o ritual da maquiagem limpando o rosto

Retirar as impurezas, excesso de oleosidade e resquícios de outras maquiagens é fundamental para conseguir um acabamento perfeito, por isso, deve ser o primeiríssimo passo! Nessa tarefa, vale usar uma solução de limpeza leve como a água micelar para limpar o rosto e garantir um resultado perfeito de pele limpa.

3. Não esquecerás de usar gelo para fechar os poros

Sabe aquele aspecto de pele de bebê com poros fechadinhos e ar radiante? Dá para conseguir esse look com o truque da compressa de gelo! Além de melhorar a aparência do rosto, ele ainda garante que a maquiagem dure muito mais do que o normal. Legal, né? Vale testar!

4. Lembrarás das máscaras faciais na pré-maquiagem

Outro truque incrível para controlar oleosidade, uniformizar o rosto e aumentar a duração da produção é usar máscara de argila antes da maquiagem. Aposte no multimasking para combinar vários tipos de argila de uma vez e tratar cada área da pele de forma específica.

5. Escolherás o creme de rosto perfeito para a sua pele

Usar hidratante antes da maquiagem é fundamental, sim! Sabia que o produto ajuda a controlar o brilho excessivo e evitar que a maquiagem craquele ao longo do dia? De qualquer forma, vale escolher o creme certo para a sua pele: em geral, as fórmulas à base de água/oil free são as mais indicadas!

6. Não deixarás de usar um creme para os olhos

Tão importante quanto o creme hidratante para o rosto é o creme hidratante específico para os olhos, viu? Ele também vai ajudar a evitar que o corretivo craquele ou acumula nas dobrinhas dos olhos, mantendo o look bem iluminado e fresh por horas e horas. Não esqueça desse aliado!

7. Lembrarás de usar o hidratante labial

Ainda na onda da hidratação, outra região que não pode ficar de fora dos cuidados é a boca. Nada pior do que ficar com a região dos lábios esbranquiçada ou descascando, certo? Para fugir disso, aplique o hidratante labial na pré-make e deixe o acabamento do batom sem nenhum defeito.

8. Usarás o primer antes da base na maquiagem

Muita gente fica na dúvida sobre qual é o momento certo para usar o primer, então, eis a dica: ele deve ser inserido sempre depois do hidratante e imediatamente antes da base. Seguindo essa ordem, a pele estará hidratada e bem cuidada pelo creme, prontinha para receber a maquiagem.

9. Limparás o pincel antes de usá-lo na maquiagem

Apesar da limpeza do pincel não ser exatamente uma etapa feita imediatamente antes da maquiagem - é sempre bom limpar os utensílios um ou dois dias antes de usá-los -, tê-los limpinhos na hora da produção é fundamental, ok? Assim você mantém sua pele livre de riscos e o acabamento certinho no visual!

10. Não terás preguiça de repetir o ritual pré-maquiagem 

O mandamento final - e que deve ser reforçado - é nunca se esquecer do quanto o ritual de preparação da pele antes da maquiagem é tão importante quanto a maquiagem em si. Lembre-se do quanto cada etapa do processo ajuda a proteger a pele de problemas e melhorar o resultado final da make. Nenhum esforço é difícil demais quando a recompensa é um look duradouro e perfeito, né?

Redação: Raquel Carletto