10 melhores dicas de maquiagem para pele negra: veja como acertar na base, sombra e batom para os looks

Mulher passando maquiagem

Como escolher a base para pele negra sem deixar o rosto acinzentado? Qual é o melhor tom de iluminador? Pode usar batom claro? Vamos combinar: o que não falta é dúvida quando o assunto é a maquiagem na pele negra clara ou escura, né? Mas pode ficar tranquila porque todas essas (e outras) perguntas têm resposta!

Separamos pelo menos 10 dicas de make que toda mulher de pele escura deve saber antes de comprar e fazer a produção para o dia a dia ou o look de festa. Agora, com esses conselhos em mente, vai ser beeem mais fácil valorizar ainda mais a sua beleza natural. Aproveite!

1. Aposte nos iluminadores em tons de dourado ou bronze

Os iluminadores com partículas peroladas ou prateadas têm um fundo branco que costuma "estourar" sob a luz, deixando a pele esbranquiçada. Para fugir desse problema, o segredo é preferir sempre os iluminadores dourados, que conversam perfeitamente com o glow da pele negra! E isso vale tanto para o toque shiny nas têmporas quanto para abaixo das sobrancelhas, viu?

2. Prefira as cores mais escuras de blush

Outro truque importante para que o blush realmente apareça na pele é não ter medo de apostar nos tons mais escuros! Rosa bem pigmentado, terracota e vinho são as cores mais indicadas para mulheres negras que querem entrar na tendência de blush marcadinho e com ar saudável no look.

3. Analise o seu subtom de pele para evitar o efeito acinzentado

O famoso erro da base que deixa o rosto acinzentado pode ser resolvido com um truque simples: analise o subtom da sua pele. Em geral, o mais comum é que peles negras claras tenham o tom de fundo frio, enquanto as retintas tenham subtom neutro, por exemplo. Lembre-se dessa informações na hora de comprar a base e escolha aquela que tiver o mesmo subtom que a sua pele!

Quer uma dica? A linha Fit Me de Maybelline NY tem uma infinidade de tons que atendem super bem a pele da brasileira, especialmente a pele negra! Nela você escolhe pelo tom e subtom, então, não vai ter erro.

4. Faça o teste da base no maxilar para escolher certo

Por sinal, mais uma dica relacionada à base: para saber exatamente qual tom é o seu, faça o teste de pelo menos três opções de base no maxilar - assim fica mais fácil ver como o tom reage no rosto e pescoço. Faça essa prova à luz natural e escolha a tonalidade que "sumir" na sua pele.

5. Procure por batons terrosos para um look nude impecável

Batons claros não estão nada proibidos caso eles sejam os seus queridinhos, mas vale a dica de dar uma chance para os batons terrosos - especialmente se você estiver em busca de um look nude glamuroso e certeiro. Capriche na aplicação e aproveite para tentar uma make monocromática também, por que não?

6. Não tenha medo de se jogar no batom escuro quando quiser

Ainda no assunto dos batons, é importante lembrar que tons escuros e vibrantes são mais do que bem vindos! Vinho e roxo, por exemplo, criam uma harmonia incrível com a pele negra, deixando os lábios bem elegantes, destacados e perfeitos para uma ocasião especial, um date romântico ou um look do dia beeeem caprichado.

7. Escolha o lápis de sobrancelha do mesmo tom dos seus fios

Já sentiu que a sua sobrancelha ficou bem mais clara do que deveria na hora da preencher as falhas? Para fugir desse erro, o segredo é se basear na cor dos seus fios - tanto da cabeça, quanto da própria sobrancelha). Aqui, por sinal, não tenha medo de usar uma cor mais escura de sombra ou lápis para o cantinho externo do arco, por exemplo, e deixá-lo compatível com a sua cor!

8. Prefira o pó; compacto do seu tom ou o pó banana

O pó translúcido é um ótimo aliado nas makes, mas nas peles negras é preciso dosar bem a quantidade para evitar o look cinza ou esbranquiçado, certo? Se quiser fazer uma make mais "segura", a dica é preferir o pó compacto do tom da sua pele ou, então, apostar em um pó banana - que é a versão de pó translúcido com tom mais amarelado.

9. Experimente usar mais sombras escuras e cintilantes

Assim como no caso do batom, as sombras clarase cintilantes não estão proibidas - mas é interessante evitar aquelas muito brancas ou prateadas se você procura um glow mais natural e que converse melhor com a sua pele. Que tal, por exemplo, explorar mais os tons claros dourados, marrons ou champagne? Desse jeito o glow fica impecável!

10. Dê uma chance para maquiagens coloridas na boca e olhos

O contraste do colorido na pele negra é simplesmente perfeito - por isso, tons abertos e vibrantes não só podem, como devem ser explorados! Que tal um batom laranja? Ou uma sombra rosa? Já pensou do delineado azul? Se jogue sem medo na moda da make colorida e deixe o visual ainda mais moderninho para qualquer ocasião!

Redação: Raquel Carletto


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.