10 truques de maquiagem para um batom perfeito no visual: veja tudo sobre aplicação e cuidado com os lábios

Veja todos os truques e dicas para aplicar batom com perfeição e deixe sua make impecável nos lábios (Foto: Instagram @selin_yagcioglu)
Saiba como aplicar o batom vermelho e descubra o truque para limpar os borrões nos lábios (Foto: Instagram @jaynellenicole)
O corretivo antes do batom ajuda a valorizar a cor na make de festa e do dia a dia (Foto: Instagram @mariahlleonard)
Veja todos os truques e dicas para aplicar batom com perfeição e deixe sua make impecável nos lábios (Foto: Instagram @selin_yagcioglu)

Seja na make com batom claro ou escuro, a verdade é que o grande segredo da produção certeira nos lábios está nos detalhes - e é por isso que tanto as dicas para uma aplicação perfeita quanto os truques caseiros precisam ser levados em consideração!

Tudo em nome de perfect lips, né? E para fazer com que o batom seja o protagonista com louvor no seu visual, separamos aqui os 10 maiores segredinhos que você precisa saber:

1- Esquentar a ponta do batom em lápis ajuda na pigmentação

Sim, o truque é real! Se você é fã do batom em lápis e quer dar um turbinada na cor que ele garante aos lábios, aquecer a pontinha do item com a ajuda do secador de cabelo pode ajudar e muito a intensificar a make.

Coloque o jato quente na direção da ponta do lápis até que ela fique morninha, depois, espere alguns segundos para não machucar os lábios e aplique o batom normalmente. É tiro e queda!

2- Usar corretivo antes do batom para valorizar a cor

Sabe quando o batom não fica no tom que promete depois de aplicado nos lábios? Anote a dica: o segredo para esse problema é aplicar uma camadinha de corretivo na boca antes!

A função do corretivo será neutralizar o tom dos lábios e, de quebra, deixar a superfície da boca uniforme - garantindo que nenhuma mancha apareça. Ideal para batons nude aparecerem de verdade no look, né?

3- Tirar o excesso do batom para melhorar o acabamento

Para prevenir borrões depois da aplicação e garantir uma fixação melhor da cor no visual, vale a pena retirar o excesso da cor usando um lenço de papel.

E o processo é bem simples: coloque o lencinho entre os lábios superiores e inferiores e pressione um contra o outro por alguns segundos. Prontinho!

4- Pó translúcido para transformar o batom cremoso em matte

Quer variar um pouco aquele batom cremoso queridinho? Então, experimente transformá-lo em matte com a ajuda de uma camada do pó translúcido por cima dos lábios já coloridos!

Além disso, vale lembrar que o pó garante muuuito mais durabilidade da cor no look!

5- Esfoliar e hidratar os lábios garante um efeito mais poderoso

E não basta se empenhar na aplicação perfeita não, viu? Para que o visual colorido fique turbinado nos lábios, é preciso que eles estejam lisinhos e hidratados - logo, esfoliação e hidratação são imprescindíveis!

A combinação desses dois cuidados vai garantir que as células mortas sejam retiradas e a boca permaneça livre de rachaduras e outros probleminhas da boca ressecada. Bom, né?

6- Fazer um 'X' com batom ajuda a definir o arco do cupido

Quer deixar o batom bem desenhado no visual? Então faça o contorno com atenção, especialmente na parte superior da boca. Para deixar o visual bem marcado, o truque é fazer um "X" no arco do cupido e preencher o restante dos lábios normalmente!

7- Traço em cima do arco do cupido dá impressão de lábios maiores

Maaaas, ainda sobre o arco do cupido, se a ideia é passar a sensação de lábios maiores, o segredo é fazer um tracinho em cima dessa região. O truque é um queridinho das famosas e pode ser feito com qualquer cor de batom - do jeitinho que essa matéria aqui explica.

8- Corretivo e água micelar bifásica são aliados para limpar os borrões

É quase inevitável ter um mini heart attack ao borrar o batom vermelho durante a aplicação - a gente bem sabe -, mas a solução do problema é simples: basta limpar o borrado com água micelar bifásica e cotonete e depois finalizar com um pouco de corretivo para neutralizar o problema.

9- Aplicar o lápis labial para não deixar o batom escorrer

Contornar toda a boca com um lápis labial da cor do batom que será usado é a dica de ouro se você não quer correr o risco de borrões no visual, sabia? Isso acontece porque o lápis "segura" o batom na boca e, com isso, a cor não escorre tão facilmente!

10- Aplicar o batom em batidinhas é a chave do look no-makeup

Quer um look mais suave para aquela make fresh? Então, a dica é procurar um batom de cor mais neutra - nude ou rosa por exemplo - e aplicá-lo dando batidinhas nos lábios. As pontinhas dos dedos vão depositar apenas um pouco da cor, o suficiente para corar a boca na medida certa!

Redação: Raquel Carletto