3 fatores que podem mudar a cor do esmalte: do tom da pele à luz ambiente

Entenda porque as cores de esmalte ficam diferentes de pessoa para pessoa! (Foto: Instagram @jennifer_rosa_)
Dependendo da forma de armazenamento do esmalte, ele também pode mudar ligeiramente de tonalidade (Foto: Instagram @sincitynails)
Dependendo da luz ambiente, a cor do esmalte também pode variar um pouco! (Foto: Instagram @tienes_momente)
Entenda porque as cores de esmalte ficam diferentes de pessoa para pessoa! (Foto: Instagram @jennifer_rosa_)

Você amou o esmalte da sua amiga e ao passar nas unhas, percebe que a cor não está nem um pouco parecida com a que ficou na mão dela? Todas já passamos por isso: o que acontece é que cada tom de pele cria um contraste próprio com a cor de esmalte, fazendo com que, em alguns casos, pareça até outra cor. Entenda porque isso acontece e descubra outros fatores que influenciam o aspecto da sua manicure!

1. Tom e subtom da pele podem deixar o esmalte diferente

O que mais deixa as cores de esmalte diferentes de pessoa para pessoa é a cor da pele - e o fundo dela. Isso mesmo: se você é clarinha rosada, provavelmente o seu esmalte nude vai parecer mais amarronzado em você do que na sua amiga de pele morena com fundo amarelado. Isso acontece porque o olho reage a contrastes, assumindo as cores de acordo com o que está ao seu redor, ou seja, a pele em volta da unha faz toda a diferença na forma como o esmalte vai aparecer.

2. Luz ambiente também influencia a cor

Você também já deve ter notado que alguns esmaltes ficam diferentes dependendo da luz: aquele vermelho lindo pode parecer roxo quando você sai na rua; ou um tom de azul pode ficar mais esverdeado sob a luz branca da farmácia, por exemplo. É muito comum ver nas redes um tom que parece ser feito para você, mas na hora de pintar as unhas, ele fica completamente diferente. Isso também pode ter a ver com o flash da câmera usada para tirar a foto de inspiração, ou com a temperatura da luz naquele ambiente.

3. Temperatura e tempo de armazenamento são outros fatores que podem mudar a cor do esmalte

A forma como você armazena os seus esmaltes também pode fazer com que eles mudem de cor! Aquele rosa queridinho que você sempre usou, de repente parece mais claro - e isso pode ser porque ele já passou do prazo do validade ou até porque você não está guardando o vidrinho no lugar certo! A temperatura muito alta também pode desestabilizar a fórmula do esmalte, fazendo com que a cor fique pouco uniforme ou até mudar os pigmentos. O ideal é reservar uma caixinha com os seus esmaltes e sempre guardá-los na geladeira, para que não percam a consitência nem mudem de cor com o tempo.