4 erros mais comuns na preparação de pele da maquiagem!

 Saiba como preparar a pele do jeito certo, evitando os erros mais comuns da pré-maquiagem (Foto: Instagram @laurenlewiss_)
Saiba como preparar a pele do jeito certo, evitando os erros mais comuns da pré-maquiagem (Foto: Instagram @laurenlewiss_)

A preparação da pele antes da make é fundamental para garantir uma maquiagem perfeita e capaz de durar horas a fio - mas isso só acontece se o ritual de cuidado, limpeza e hidratação for feito da forma certa na pré-produção, viu?

Se preparar o rosto antes da maquiagem não tem feito tanta diferença assim no resultado final da sua make do dia ou de festa, é bem possível que algo esteja errado no seu passo a passo. Confira a lista aqui embaixo com os erros mais comuns nessa etapa e veja o que mudar na sua rotina!

Erro #1: esquecer de começar pela limpeza da pele

Um dos maiores erros na preparação da pele é não começar o ritual pela limpeza do rosto. Na pressa, algumas makeup lovers já partem direto para o hidratante ou protetor solar - mas, acredite, limpar a pele é crucial para que todo o resto funcione - e, por isso precisa ser o primeiríssimo passo na pré-make!

Por quê? Remover os resquícios de maquiagem, sujeirinhas e excesso de oleosidade do rosto com uma solução de limpeza - como a água micelar, por exemplo -, ajuda a limpar os poros para evitar que eles fiquem obstruídos e produzam mais sebo ao longo do dia. 

Erro #2: não considerar o tipo de pele para o ritual

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por @thesydneyporter em

Já parou reparou como cada tipo de pele tem necessidades diferentes na maquiagem? O mesmo acontece na rotina de pré-make - que também deve ser pensada de acordo com o nível de oleosidade da pele para a escolha certa dos produtos.

Por quê? Se a ideia é deixar a pele perfeita, é preciso escolher uma solução de limpeza, hidratante e protetor solar que correspondam às necessidades do rosto. Peles oleosas precisam de produtos leves e oil free, já peles secas devem procurar por fórmulas hidratantes que deixem a pele suavizada.

Erro #3: errar a ordem do passo a passo da pré-maquiagem

Já demos o spoiler de que a limpeza é o primeiro passo da preparação da pele - mas será que você sabe qual é a ordem do restante do ritual? Inverter o passo a passo é um erro comum e que pode comprometer o resultado final do look.

Por quê? Existe uma regra de aplicação certinha para que todos os produtos de cuidado com a pele sejam absorvidos e cumpram sua função no rosto, por isso, é importante seguir o fluxo: limpeza - hidratação - proteção solar. A ordem, do produto mais leve ao mais denso, é a ideal para todos os tipos de pele.

Erro #4: pular etapas na preparação da pele

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Courtney Danielle(@curlsandcouture) em

Além de errar a ordem, outro pequeno probleminha é quando você pula etapas e esquece, por exemplo, de hidratar ou proteger a pele. Ainda que pareça inofensivo, vale lembrar que cada passo da pré-maquiagem importa!

Por que? Como cada etapa cumpre uma função diferente (e necessária) no rosto, pular etapas significa deixar de ganhar um benefício para a pele - seja limpeza, hidratação ou proteção. Isso influencia diretamente na make, que talvez não dure tanto quanto poderia.

Redação: Raquel Carletto