5 cuidados com a pele que quem usa maquiagem todos os dias deve ter!

 Usa maquiagem na pele todos os dias? Saiba como cuidar do rosto para manter o visual perfeito com ou sem make! (Foto: Instagram @freshlengths)
Usa maquiagem na pele todos os dias? Saiba como cuidar do rosto para manter o visual perfeito com ou sem make! (Foto: Instagram @freshlengths)

Sabia que quem não abre mão de usar maquiagem todo dia precisa de cuidados redobrados com a pele? Limpar o rosto religiosamente e investir em produtos de qualidade, por exemplo, são só algumas das medidas que não podem ficar de fora da rotina para manter o rosto sempre impecável - com e sem make!

Para te ajudar a conciliar tudo na rotina de beleza, separamos 5 dicas infalíveis que as apaixonadas por maquiagem não podem esquecer em nome da pele perfeita. Continue lendo a matéria e coloque em prática!

1. Não deixe de limpar a pele antes de dormir

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Emily DiDonato (@emilydidonato) em

Assim como você aplica maquiagem todos os dias, nunca se esqueça de limpar a pele diariamente - especialmente antes de dormir! O que acontece é que o rosto precisa estar livre de resíduos e sujeirinhas durante a noite, que é justamente o período em que as glândulas sebáceas trabalham e as células do rosto se renovam. 

Qualquer impedimento no caminho, como restinho de base ou pó, pode acabar causando entupimento nos poros, formação de linhas de expressão antes da hora e outros probleminhas que a gente com certeza prefere distância!

Dica: para deixar a rotina mais prática, escolha uma solução de limpeza leve e fácil de usar como a água micelar. Como ela não precisa de enxágue, o processo todo fica ainda menos trabalhoso.

2. Não se esqueça do creme hidratante antes da base

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jade Kendle (@lipstickncurls) em

Outro check na lista de cuidados deve ser o de usar um hidratante facial religiosamente todos os dias antes de aplicar a base. O motivo é tanto pra manter a pele saudável quanto para garantir um acabamento perfeito na make, sabia? Caso o rosto não esteja bem hidratado, o resultado será uma base craquelada ao longo do dia, além de um desgaste maior na pele. Melhor evitar, né?

3. Tire algum dia da semana para fazer um detox na pele

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Sophia Abrahão (@sophiaabrahao) em

Se você ainda não conhece o poder das máscaras faciais de argila, é hora de dar uma chance a essas aliadas! Tirar de 1 a 2x na semana para fazer um detox na pele com a argila verde, vermelha e preta é tudo que você precisa para controlar a oleosidade, desobstruir os poros, limpar profundamente o rosto e deixar o glow de pele saudável sempre em dia. 

Dica extra: experimente fazer o multimasking e misturar os tipos de argila de uma vez só para garantir um efeito ainda mais poderoso. Aplique a argila verde nas partes mais oleosas da face, a vermelha onde o rosto precisar de mais hidratação e a preta onde quiser um ar iluminado e purificado.

4. Procure por produtos de maquiagem que também cuidem da pele

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Quando abrir mão da make não é uma opção, o grande segredo é saber escolher bem os produtos de maquiagem que serão usados no seu rosto todos os dias, né? Uma boa dica é procurar por bases, corretivos e pós que sejam de qualidade e, de quebra, ofereçam algum tipo de cuidado para a pele. Corretivos que contenham ativos para tratar olheiras e bases que controlem a oleosidade do rosto já são bons começos!

5. Verifique a validade dos produtos e lave sempre os pincéis

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Pode não parecer uma dica de cuidado com a pele, mas é: manter o olhar atento à validade dos produtos de make e lavar os pincéis com frequência são duas formas de prevenir que problemas comecem a aparecer no seu rosto. Usar maquiagem vencida e ficar vários dias usando o mesmo pincel pode causar alergias e outras irritações que só pioram a aparência da pele. Muito cuidado, viu?

Redação: Raquel Carletto