5 curiosidades que você não sabia sobre a base de maquiagem!

Você sabe tudo sobre a história da base de maquiagem e os truques certos para aproveitar seu uso na make? Aprenda mais sobre esse produto na matéria! (Foto: Instagram  @makeupbygriselda)
A aplicação da base com a esponjinha de maquiagem e fixador deixa a finalização de make impecável! Teste nas suas produções (Foto: Instagram @kokoandchanel)
Usar a base ideal para o tom de pele nem sempre foi moda entre as mulheres: na Idade Média o aspecto branco no rosto era o mais valorizado pelas mais femininas (Foto: Instagram @jvongphoumy)
Você sabe tudo sobre a história da base de maquiagem e os truques certos para aproveitar seu uso na make? Aprenda mais sobre esse produto na matéria! (Foto: Instagram @makeupbygriselda)

Como o próprio nome sugere, a base para o rosto é um dos produtos de make mais básicos e importantes usados na produção de beleza - e esse reinado na maquiagem já vem desde muuuito tempo atrás. As histórias do passado e presente da base são cheias de curiosidades, desde a maneira como ela era usada em versões bem esquisitas pelas mulheres romanas, até os truques que foram descobertos atualmente pelas mais antenadas para potencializar seu uso. Agora, se você quer conhecer mais desse produto, continue lendo e confira pelo menos 5 particularidades sobre a base de maquiagem na matéria!

1- Romanos faziam suas próprias bases de maquiagem com ceras naturais

Pouca gente sabe, mas o desejo de ter uma pele perfeita e livre de imperfeições começou lá na Grécia e Roma Antiga com o que seria uma versão um pouco diferente da base que conhecemos hoje. Já imaginou usar uma pasta feita só com óleos naturais e cera de abelha? Pois era exatamente isso que as mulheres da época tinham como opção para que o rosto ficasse uniforme e caprichado. Chega a ser difícil se imaginar em um contexto em que não se pode escolher o tipo de cobertura e cor ideal, né?

2- Pastas super claras usadas como base eram as preferidas da nobreza

E por falar em cor, usar uma base no tom ideal para cada pele estava longe de ser tendência antigamente, em especial na Idade Média e no Renascimento. Nessa época, o aspecto de pele bem branca era supercobiçado, por representar saúde e riqueza, por isso, a saída para estar dentro da moda era usar uma mistura de base feita com chumbo branco - opção bastante arriscada -, ou usando giz mais claro.

3- Misturinhas podem ajudar a achar o tom certo

Quem é mais antenada sabe que, agora, ao contrário da tendência do passado, o que se preza é o efeito natural nas makes. Para isso, uma alternativa de encontrar o tom perfeito da base compatível com a tonalidade de cada mulher é fazer a famosa misturinha de bases - e não tem erro! Se você pegou um pouquinho mais de sol ou está mais pálida do que o de costume, invista em combinações de produtos claros e escuros e encontre a sua cor ideal e mais próxima possível do tom desejado. Bem mais fácil do que antigamente, né?

4- Hidratar a pele antes da base melhora o acabamento no rosto

E ainda sobre dicas de maquiagens, se o aspecto viçoso já era buscado no passado - mesmo que com as técnicas bem limitadas -, hoje em dia a finalização e acabamento da make podem ficar ainda mais impecáveis com alguns truques simples - e o de usar um hidratante no rosto antes da maquiagem é um dos principais! Esse passo ainda na preparação da make é feito para garantir um aspecto saudável, proteger a pele e, de quebra, ajudar peles secas a se equilibrarem com bases de efeito matte.

5- Usar esponja e fixador de make na aplicação potencializa o resultado

Outra grande dica quando se quer uma produção impecável por muito tempo é investir na melhor aplicação, e uma das opções mais certeiras é feita com a esponjinha e o fixador de maquiagem. Nesse truque, basta aplicar um pouco do fixador diretamente na esponja e, em seguida, usá-la para passar a base no rosto com movimentos suaves de batidinhas por toda a região. O resultado é uma transferência completa do produto - sem desperdício na esponja - e claro: uma pele firme e completamente coberta, do jeito que as maquiagens caprichadas pedem!