5 erros ao aplicar a maquiagem com esponja: saiba quais são e evite-os!

Veja 5 erros ao aplicar a maquiagem com uma esponja e saiba como corrigí-los!
Veja 5 erros ao aplicar a maquiagem com uma esponja e saiba como corrigí-los!

Toda apaixonada por maquiagem acaba acumulando várias ferramentas para aplicar os produtos. A esponja é uma das mais conhecidas e acessíveis, portanto, saber usá-la é essencial para conseguir o acabamento desejado na make. Entre outras funções, ela promete dar um ar mais leve à base, ajudar a corrigir imperfeições no batom ou delineado, e ainda é perfeita para a aplicação de pó. No entanto, há algumas falhas bastante comuns que devem ser evitadas ao usar esta ferrmenta. Confira os cinco erros mais frequentes na hora de aplicar maquiagem com esponja!

Erro #1: Guardar a esponja na bolsa de maquiagem

Um erro clássico ao aplicar maquiagem com esponja é usá-la suja. Muitas têm o hábito de usar a esponja para aplicar a base ou corretivo e logo em seguida guardá-la dentro da bolsa de make. Isto faz com que a ferramenta absorva inúmeras bactérias e resíduos presentes nas paredes da nécessaire, o que pode ser fatal para a saúde da sua pele. Além disso, ela deve ser lavada toda a vez que for usada e mesmo assim não deve ser colocada dentro da bolsa, para evitar a criação de mofo.

Erro #2: Usar a mesma esponja para aplicar vários produtos diferentes

Cada produto e efeito de make necessitam de um formato de esponja diferente, para que a sua aplicação seja impecável. Base, pó bronzeador, iluminador, pó solto - todos têm uma esponja específica para resultados perfeitos, e é preciso saber escolher as suas. Outro erro clássico é aplicar produtos de diferentes cores e texturas com a mesma esponja; o efeito final não será o mesmo se tivessem sido usados com suas respectivas ferramentas separadamente.

Erro #3: Aplicar a base diretamente na esponja

Ao derramar a base ou corretivo diretamente na sua esponja de make, está a desperdiçar o produto, já que a ferramenta vai absorver a maior parte do mesmo. Para uma aplicação de base perfeita com apenas uma camada, coloque uma quantidade correspondente a uma moeda de 50 centavos nas costas da mão e com o dedo médio da outra, distribua-a uniformemente por todo o rosto. Depois, espalhe muito bem com a sua esponja.

Erro #4: Umedecer a ferramenta mesmo quando necessita de mais cobertura

Quem já é expert em maquiagem sabe que se deve umedecer ligeiramente a esponja antes da aplicação dos produtos para uma acabamento super luminoso e natural. No entanto, para as que precisam de um pouco mais de cobertura ao aplicar a base ou corretivo, esse hábito pode não ser tão vantajoso, já que a água limita a quantidade de produto fixado na esponja. Nestes casos, opte por usá-la sequinha, para conseguir o acabamento desejado com menos camadas.

Erro #5: Tentar espalhar a make ao esfregar a esponja contra o rosto

Quem já está acostumada a aplicar a base com um pincel pode se sentir tentada a espalhar o produto com a esponja da mesma forma: 'esfregando' em movimentos circulares. No entanto, esta hábito não vai garantir aquele acabamento impecável e super homogêneo típico da aplicação com esponja. Ao invés disso, vá pressionando o produto contra a pele, de modo bem delicado, em movimentos rápidos e precisos.