5 erros na hora de escolher a base de maquiagem: descubra quais são e saiba como evitar!

Um dos erros mais comuns na hora de escolher a base de maquiagem ? n?o levar em conta o fundo de pele, que pode ser rosado ou amarelado (Foto: Pixelformula)
N?o levar em conta o efeito e a f?rmula da base de maquiagem tamb?m ? um erro comum na hora de escolher o produto (Foto: Pixelformula)
N?o levar em conta o efeito e a f?rmula da base de maquiagem tamb?m ? um erro comum na hora de escolher o produto (Foto: Pixelformula)
A sua base de maquiagem est? perfeita para o seu tom e tipo de pele? Descubra 5 erros na hora de escolher! (Foto: Shutterstock)
A sua base de maquiagem est? perfeita para o seu tom e tipo de pele? Descubra 5 erros na hora de escolher! (Foto: Shutterstock)

Voc? sabe escolher a base de maquiagem perfeita? Encontrar uma f?rmula que tenha a mesma cor que o seu rosto e pesco?o, al?m do acabamento e textura mais vantajosos para o tipo de sua pele ? fundamental para fazer a maquiagem dar certo, seja para o look do dia a dia quanto para uma produ??o de festa. Mas nem sempre isso ? f?cil! Se voc? ainda n?o conseguiu acertar na escolha, confira 5 erros que voc? pode estar cometendo e saiba como evitar!

1 - Testar no lugar errado do rosto

Para quem vai comprar a base de maquiagem em lojas ou quiosques, ? superimportante testar o produto, mas esse passo tem que ser feito no lugar certo do rosto! Esque?a o h?bito de testar a base no dorso da m?o ou no pulso, porque essas ?reas t?m uma cor bem diferente da cor da face. O certo ? testar no maxilar, entre a base da orelha e o canto da boca. Aplique 3 tons de base diferentes que se aproximam do tom da sua pele e observe a base que "desaparecer" nessa regi?o. Pronto, essa ? a sua base correta!

2 - N?o levar em conta o fundo do tom de pele

Outro erro na hora de escolher a base ? levar para casa aquela que n?o tem o mesmo fundo que a sua pele. Toda a base tem um tom e tamb?m um subtom, que pode ser rosado ou amarelado, assim como todo tipo de pele - frio ou quente. ? por isso que uma base indicada para a sua cor pode ficarmais clara ou muito mais escura, ou at? puxada para o laranja. Para saber o seu fundo de pele, existem algumas dicas. Olha s?:

Pele quente e subtom amarelado: fica bronzeada facilmente, fica bem com roupas vermelhas, amarelas e douradas e tem veias de tom esverdeado

Pele fria e subtom rosado: fica vermelha na hora de tomar sol, tem veias azuladas e fica bem com tons de azul e prata, tem um sub-tom rosado.

3 - Testar em um ambiente fechado e sem luz natural

Um erro muito comum na hora de comprar a base ? observar o resultado dentro da loja. Isso porque a luz ? artificial e, na maioria das vezes, pode confundir a cor, ficando um pouquinho mais clara ou mais escura. O ideal ? observar como ficaram os testes no maxilar ? luz natural e durante o dia, para saber exatamente como o tom vai ficar quando voc? come?ar a usar. Espere tamb?m alguns minutinhos, porque pode ser que a base oxide, ficando mais escura do que a cor ideal.

4 - N?o conferir a f?rmula e o acabamento da base

N?o verificar a f?rmula e o acabamento que a base promete ? tamb?m um erro crasso. Toda pele tem caracter?sticas diferentes: pode ser seca, mista, oleosa ou normal, e para cada uma existe uma f?rmula mais adequada. Quem tem a pele seca pode n?o se dar muito bem com a base matte, enquanto quem tem a pele oleosa vai observar um brilho excessivo em bases mais hidratantes.

5 - N?o considerar fazer misturinhas com cores de base

Outro erro comum na hora de escolher a base ? n?o considerar misturar tons parecidos de produto para chegar ? cor perfeita. Na falta do tom correto, vale a pena escolher dois tons diferentes, principalmente nas mudan?as de esta??es do ano, quando a pele pode ficar mais bronzeada no ver?o - e a base costuma ser mais escura - e quando a pele do rosto fica mais "p?lida", pedindo uma base mais clara.

COMPRE O LOOK

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.