5 formas de facilitar na hora de limpar o esmalte das unhas: cola branca, papel alumínio e óleo corporal podem ajudar!

Além do removedor de esmalte: aprenda outras maneiras de remover e limpar os cantinhos borrados das unhas! (Foto: Shutterstock)
Antes de passar o palito com algodão e removedor, o óleo secante e o óleo corporal ajudam a amolecer o esmalte grudado nas cutículas (Foto: Colorama)
Vaselina e cola branca nas unhas são truques que ajudam na limpeza do esmalte (Foto: Colorama)
Além do removedor de esmalte: aprenda outras maneiras de remover e limpar os cantinhos borrados das unhas! (Foto: Shutterstock)

Para quem pinta as unhas toda semana, perder muito tempo na retirada do esmalte não é nada legal, né? A mesma coisa acontece na hora de limpar os cantinhos, já que a gente quer sair logo com a cor nova por aí. A dica da vez é que, além do jeito tradicional de limpar as unhas com removedor de esmaltes, existem diversos produtinhos e jeitos mais práticos de remover e limpar os cantinhos, principalmente daqueles esmaltes mais texturizados, como os glitter, os metalizados e os mais escuros. Aprenda 5 delas!

1 - Cola branca: limpa os cantinhos sem removedor

Para quem tem medo de borrar as unhas feitas ao limpar os cantinhos com removedor, a cola branca pode virar a melhor amiga. Basta pincelar um pouquinho do produto nos cantos das unhas e esperar secar antes de começar a pintar. Desse jeito, o esmalte vai ficar grudado na cola, e depois de colorir todas unhas, é só retirar a "casquinha" de cola que se formou com o palito de laranjeira e pronto! Cantinhos limpos sem removedor!

2 - Vaselina: Não deixa o esmalte encostar na pele

A vaselina pode ajudar bastante na hora do esmalte escuro ou daqueles que costumam manchar, como os vermelhos, já que ela forma uma barreira para que o esmalte não entre em contato direto com a pele. Para aplicar, use um cotonete ou palito de laranjeira e aplique nos cantinhos. Quando terminar, limpe bem a superfície das unhas antes de começar a pintar para que o esmalte fixe perfeitamente.

Dica extra: a vaselina, além de ajudar na limpeza do esmalte, também hidrata as unhas e evita que a cutícula fique exposta, o que é ótimo para quem deixou de cutilar.

3 - Papel alumínio: amolece esmaltes de glitter

Sabe aqueles esmaltes de glitter ou com textura mais densa super demorados para sair das unhas? Para evitar aquele "esfrega-esfrega" que pode enfraquecer e quebrar as unhas, a dica é deixá-las de molho com removedor e papel alumínio por um tempinho. Assim, o esmalte vai derreter e sair das unhas em um só passo.

Como fazer: Separe 10 pedacinhos de algodão e 10 de alumínio, um para cada unha. Umedeça os pedaços de algodão com removedor e enrole-os em todas as unhas. Depois, cubra os dedos com o papel alumínio, para evitar que o removedor evapore. Aí é só esperar alguns minutinhos e arrastar o algodão, que o esmalte sairá sem esforço.

4 - Óleo corporal: evita manchas de esmalte nos dedos

O óleo corporal que você tem em casa é o melhor amigo na hora de usar aquele esmalte que mancha as unhas e todo o resto do dedo! Pode ser o de amêndoas ou qualquer outro hidratante mais oleoso. A textura vai evitar o contato do esmalte com a pele, facilitando tanto a remoção da manicure quanto a limpeza dos cantinhos.

Como fazer: Massageie as unhas e cutículas com o óleo e espere alguns minutos para a região ficar bastante maleável. Depois, passe um algodão com removedor, fazendo somente movimentos de baixo para cima, ao invés de movimentos para os lados, o que pode ajudar a manchar a pele.

5 - Óleo secante: facilita a remoção com removedor

Para quem não sabe, o óleo secante também tem outra função além de agilizar a secagem e dar brilho extra ao esmalte. Ele também pode ajudar a remover os borradinhos mais rápido, amolecendo o esmalte que ficou grudado nas cutículas. A dica é fazer as unhas normalmente, aplicar o óleo secante, aguardar alguns minutinhos e só então remover os borrados dos cantinhos com removedor e palito de laranjeira.