5 formas diferentes de usar o batom na maquiagem: veja os truques com o produto além da boca

Você sabia que o batom pode ser um bom aliado em vários passos da maquiagem? Confira a lista! (Foto: Instagram @laurabadura)
O batom líquido pode ser usado com hidratante para garantir um toque de cor discreto nos lábios (Foto: Instagram @dennydaily)
Na falta da sombra, você também pode usar o batom nas pálpebras (Foto: Instagram @fannycon)
Você sabia que o batom pode ser um bom aliado em vários passos da maquiagem? Confira a lista! (Foto: Instagram @laurabadura)

Do nude ao vermelho, o batom é um dos produtos queridinhos da maioria das apaixonadas por maquiagem. E não é para menos: por mais que a pele esteja impecável e a maquiagem dos olhos incrível, o toque de cor nos lábios faz toda a diferença e deixa o look completo! Mas você sabia que, além disso, ele também pode ser um bom aliado em muitas outras funções? Confira 5 novas funções para o seu batom de todo dia!

1 - Batom 'em bala' ou líquido podem funcionar como blush

Se você estiver sem blush ou quiser um efeito coradinho mais natural na maquiagem, dá para contar com a ajudinha do batom para resolver o problema. Para fazer isso com a versão em bala, é só depositar um pouco do produto nas maçãs do rosto e espalhar bem - com a ponta dos dedos mesmo - para que o tom não fique marcado.

Já com o líquido, o truque é fazer uma misturinha depositando algumas gotas no creme hidratante ou protetor solar e, no final, aplicar um pouco de pó para fixar o tom na pele.

2 - Para um toque natural aos lábios

Você sabia que também dá para usar o batom para criar um efeito diferente nos lábios? Esse truque é perfeito para aqueles dias em que tudo o que você quer é uma maquiagem natural e bem levinha, como se não tivesse passado nada e apenas acordado linda.

Para conseguir esse look, um detalhe que faz toda a diferença é deixar os lábios com um toque de cor bem sutil. Por isso, em vez de usar o batom do jeito tradicional, um bom truque é depositar algumas gotinhas de batom líquido em um pouco de bálsamo ou vaselina e espalhar nos lábios com a pontinha dos dedos.

3 - Batom em lápis podem funcionar como delineador

Fazer um delineado colorido no lugar do tradicional preto é a trend perfeita para aquelas que querem um look mais moderninho. E para quem não tem o produto nessa versão com cor e quer seguir o estilo, é só usar um batom em lápis para fazer o tracinho na pálpebra móvel e ficar ainda mais estilosa.

Como não faltam opções de cores entre os batons em lápis, é só escolher a que mais tem a ver com o seu look do dia. Além disso, por causa do formato, o item também tem a vantagem de deixar mais segura quem ainda está começando a se arriscar no traço do delineado.

4 - Batom também pode substituir a sombra

Na falta da sombra, você também pode usar o batom nessa função. Para aplicar, é bem simples: é só depositar o produto na pálpebra móvel e espalhar bem com a ponta dos dedos para que a cor não fique muito marcada.

Se quiser um toque glam, você pode apostar nas versões metalizadas ou com efeito glossy; mas, se preferir uma make mais opaca, use um batom de acabamento matte.

5 - Batons de tons terrosos servem para contorno

O batom pode ser um aliado até mesmo na técnica do contorno facial, sabia? Para acertar nessa função, é só escolher um tom terroso - como o marrom, por exemplo - e aplicar nas áreas que deseja afinar com a ajuda das sombras. Para esfumar, você pode usar os próprios dedos ou um pincel!

Redação: Nívia Passos