5 melhores dicas de maquiagens para quem tem pele seca e sensível

Veja as dicas de como maquiar a pele sensível e seca para conseguir um resultado perfeito (Foto: Instagram @rouuge_)
Veja as dicas de como maquiar a pele sensível e seca para conseguir um resultado perfeito (Foto: Instagram @rouuge_)

A maquiagem pode (e deve!) se adaptar às necessidades de cada tipo de pele - especialmente se você tem a pele seca ou sensível, que são aquelas mais propensas a problemas como rosácea ou dermatite, por exemplo. Mas afinal de contas, como maquiar sem prejudicar o look?

O segredo está nos detalhes: na hora de fazer a make do dia a dia ou de festa, existem algumas dicas de como escolher os melhores produtos, cuidados e técnicas que podem evitar o makeup fail e preservar a pele ao máximo. Continue lendo a matéria e entenda!

1. Sempre comece preparando a pele antes da maquiagem

A preparação da pele é fundamental para todas as makeup lovers - ainda mais para quem tem a cutis sensível. Limpar, reequilibrar e hidratar o rosto logo no início vai ajudar a deixar o acabamento lisinho e uniforme da base, além de acalmar e suavizar a derme.

Dica: uma boa alternativa é contar com a água micelar para fazer a limpeza do rosto. Por ter fórmula leve, oil free e sem enxágue, ela ajuda a dar uma sensação refrescante sem irritar. Depois dela, use o seu hidratante facial e prontinho!

2. Prefira produtos mais sólidos como a base em bastão

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Os produtos compactos ou em bastão são um dos mais indicados para que o acabamento fique impecável na cutis sensível. Essas fórmulas, em geral, têm menos conservantes e garantem uma cobertura mais sutil, o que diminui o risco de craquelar ou provocar problemas de pele.

Dica: a base bastão como a Multi-Use Foundation Stick é uma aliada perfeita para as makes de qualquer ocasião, seja para o dia ou para a noite. Ela já vem com uma esponjinha fixa, é fácil de aplicar e pode ser usada tanto para uniformizar quanto para contornar a pele. Bom, né?

3. Use a esponja umedecida em vez do pincel

Por falar em esponja, vale destacar que esse item é o melhor amigo das peles sensíveis! Caso a derme esteja irritada, a esponjinha umedecida ajuda a dar um acabamento mais bem feito, além de ser um utensílio mais suave que o pincel - que, dependendo do tipo de cerda, pode sensibilizar ainda mais a cutis.

Dica: na hora de escolher uma esponja, é importante ficar de olho na descrição da embalagem para evitar o látex alergênico comum - ele é um pouquinho mais agressivo e pode desencadear problemas como a dermatite atópica, por exemplo.

4. Experimente usar mais sombras em tons nude

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Natalie Sole (@nataliesole) em

Pigmentos muito intensos na sombra também podem desencadear reações alérgicas, por isso, uma boa dica é preferir sempre os tons de nude, como o marrom e bege. Essas tonalidades têm bem menos pigmentos e, por isso, são mais indicadas para peles sensíveis.

A boa notícia é que esses tons são altamente coringas e funcionam bem desde a produção da make de casamento até o look do dia a dia! A paleta The Nudes, de Maybelline NY, por sinal, combina opções de sombras nude pra lá de charmosas - fica a dica!

5. Fique de olho na data de validade dos produtos

Outro ponto de atenção é se atentar ao prazo de validade dos seus itens de make - e isso vale para todos eles, viu? Parece apenas um detalhe simples, mas respeitar a data máxima de uso da base, batom, máscara, pó ou qualquer outro produtinho ajuda a prevenir problemas e irritações na pele. Confira sempre o prazo de validade antes de usar!

Redação: Raquel Carletto