
A maquiagem pode (e deve!) se adaptar às necessidades de cada tipo de pele - especialmente se você tem a pele seca ou sensível, que são aquelas mais propensas a problemas como rosácea ou dermatite, por exemplo. Mas afinal de contas, como maquiar sem prejudicar o look?
O segredo está nos detalhes: na hora de fazer a make do dia a dia ou de festa, existem algumas dicas de como escolher os melhores produtos, cuidados e técnicas que podem evitar o makeup fail e preservar a pele ao máximo. Continue lendo a matéria e entenda!
1. Sempre comece preparando a pele antes da maquiagem
A preparação da pele é fundamental para todas as makeup lovers - ainda mais para quem tem a cutis sensível. Limpar, reequilibrar e hidratar o rosto logo no início vai ajudar a deixar o acabamento lisinho e uniforme da base, além de acalmar e suavizar a derme.
Dica: uma boa alternativa é contar com a água micelar para fazer a limpeza do rosto. Por ter fórmula leve, oil free e sem enxágue, ela ajuda a dar uma sensação refrescante sem irritar. Depois dela, use o seu hidratante facial e prontinho!
2. Prefira produtos mais sólidos como a base em bastão
Ver essa foto no Instagram
Os produtos compactos ou em bastão são um dos mais indicados para que o acabamento fique impecável na cutis sensível. Essas fórmulas, em geral, têm menos conservantes e garantem uma cobertura mais sutil, o que diminui o risco de craquelar ou provocar problemas de pele.
Dica: a base bastão como a Multi-Use Foundation Stick é uma aliada perfeita para as makes de qualquer ocasião, seja para o dia ou para a noite. Ela já vem com uma esponjinha fixa, é fácil de aplicar e pode ser usada tanto para uniformizar quanto para contornar a pele. Bom, né?
3. Use a esponja umedecida em vez do pincel
Por falar em esponja, vale destacar que esse item é o melhor amigo das peles sensíveis! Caso a derme esteja irritada, a esponjinha umedecida ajuda a dar um acabamento mais bem feito, além de ser um utensílio mais suave que o pincel - que, dependendo do tipo de cerda, pode sensibilizar ainda mais a cutis.
Dica: na hora de escolher uma esponja, é importante ficar de olho na descrição da embalagem para evitar o látex alergênico comum - ele é um pouquinho mais agressivo e pode desencadear problemas como a dermatite atópica, por exemplo.
4. Experimente usar mais sombras em tons nude
Ver essa foto no Instagram
Pigmentos muito intensos na sombra também podem desencadear reações alérgicas, por isso, uma boa dica é preferir sempre os tons de nude, como o marrom e bege. Essas tonalidades têm bem menos pigmentos e, por isso, são mais indicadas para peles sensíveis.
A boa notícia é que esses tons são altamente coringas e funcionam bem desde a produção da make de casamento até o look do dia a dia! A paleta The Nudes, de Maybelline NY, por sinal, combina opções de sombras nude pra lá de charmosas - fica a dica!
5. Fique de olho na data de validade dos produtos
Outro ponto de atenção é se atentar ao prazo de validade dos seus itens de make - e isso vale para todos eles, viu? Parece apenas um detalhe simples, mas respeitar a data máxima de uso da base, batom, máscara, pó ou qualquer outro produtinho ajuda a prevenir problemas e irritações na pele. Confira sempre o prazo de validade antes de usar!
Redação: Raquel Carletto