5 técnicas de maquiagem que você precisa conhecer

 Saiba quais são as técnicas de maquiagem que todo mundo deveria conhecer para uma produção impecável (Foto: Instagram @maybelline)
Saiba quais são as técnicas de maquiagem que todo mundo deveria conhecer para uma produção impecável (Foto: Instagram @maybelline)

As técnicas de maquiagem são as melhores amigas de quem quer elevar os looks ao nível das experts - mas quer saber um segredo? Isso não quer dizer que só as makeup lovers profissionais sabem repetir esses truques na produção não, viu? 

E para provar que não tem mistério, separamos as 5 técnicas de make que toda mulher deveria conhecer e tentar nas produções - tudo bem explicadinho para ficar claro que até as iniciantes podem se arriscar. Aproveite e anote as dicas para turbinar todas as produções daqui para frente!

1. Strobing

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Christina Nadin (@christinanadin) em

O strobing é definitivamente uma das técnicas queridinhas do momento - especialmente com a tendência de maquiagem glowy com pele natural! Ela nada mais é do que uma técnica de contorno facial que ressalta os pontos altos da face com iluminador em vez de usar tons escuros para marcar as partes mais fundas do rosto.

Tudo a ver com a onda de makes shiny e levinhas, né? Para colocar em prática, o truque é simples: aplique o iluminador em todas as partes do rosto em que a luz bate primeiro - como testa, nariz, o alto das bochechas, o queixo e o arco do cupido.

2. Contour

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Kiitan A. (@kiitana) em

Um pouquinho diferente do strobing, o contour é a técnica tradicional queridinha para os looks de festa e ainda segue como uma das melhores maneiras de esculpir a face com make! Aqui, a ideia é não só iluminar as partes altas do rosto como também escurecer os contornos para afinar e emoldurar nariz, queixo e bochechas.

Em geral, vale lembrar que o contorno facial deve ser feito de acordo com cada tipo de rosto, por isso, nem sempre vai se seguir um padrão. Rostos ovalados, redondos, quadrados e triangulares merecem um tipo de iluminação e sombra diferente!

3. Draping

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Melissa Alatorre (@alatorreee) em

Já viu que o blush marcado está na moda? Por sorte, existe uma técnica perfeita para deixar as bochechas com um degradê sutil - e ela se chama draping! Tudo que você precisa é ter dois tons do produto: um blush mais claro, para ser aplicado nas bochechas, e outro mais escuro, que deve ser totalmente esfumado abaixo das maçãs do rosto.

Essa técnica ainda pode dar uma ajudinha para quem comprou o tom de blush errado e não sabe como reaproveitá-lo nas makes. 

4. Sandbagging

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por tylauren (@tylauren) em

Tem pele oleosa? Então a técnica sandbagging pode ser a sua melhor aliada! Esse truque consiste em formar uma barreira ou "cama" de pó facial nas partes da face em que mais se acumula oleosidade e, assim, fixar os pigmentos e evitar que os produtos derretam ou escorram pela pele.

O passo a passo lembra o da técnica baking, usando o pó translúcido para formar uma camada mais grossa nas áreas ao redor da boca, abaixo dos olhos e testa - que são as que mais aparentam brilho excessivo.

5. Cut crease

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Quem procura por uma maquiagem power no visual de festa precisa conhecer (e testar) a técnica cut crease para sombras bem marcantes! O efeito que ela dá na make é o de marcação bem intensa do côncavo, ao invés do estilo clássico de sombra esfumada. Ótimo para variar o visual, né?

O passo a passo não é difícil, mas requer um pouquinho de prática e atenção. Nada que uma makeuplover com força de vontade não possa aprender e dominar rapidinho! Aproveite a ideia para deixar a produção elegante e arrase!

Redação: Raquel Carletto