6 curiosidades que você não sabia sobre a máscara de cílios!

Descubra curiosidades sobre a sua máscara de cílios que nem imaginava! (Foto: Maybelline NY)
Não compartilhar a máscara de cílios com ninguém é uma das dicas para manter o produto livre de bactérias (Foto: Instagram @kaushalbeauty)
 Você sabia que dá para reaproveitar o pincel da máscara que foi para o lixo? Confira a matéria para descobrir essa e mais curiosidades sobre o produto! (Foto: Instagram @symphanisoto)
A máscara de cílios é um dos produtos indispensáveis na nécessaire de maquiagem (Foto: Instagram @sofiamaniou)
Descubra curiosidades sobre a sua máscara de cílios que nem imaginava! (Foto: Maybelline NY)

As amantes de maquiagem sabem bem a diferença que uma boa máscara de cílios pode fazer no look. Seja para valorizar o olhar sutilmente no dia a dia ou criar um efeito supervolumoso em ocasiões especiais, ele é um daqueles produtos indispensáveis na nécessaire feminina. Mas, além do efeito incrível que entrega, o produtinho também reserva muitas curiosidades sobre sua criação, conservação e até mesmo modo de usar. Quer saber mais? Confira a lista e descubra!

1 - Os egípcios foram os precursores da máscara de cílios

A make dos egípcios, com o lápis de olho preto super marcado, é icônica! Mas, o que muita gente não sabe é que, além de contornar o olhar, eles também já escureciam os cílios nessa época. Usando uma substância chamada kohl - que, segundo alguns pesquisadores, era uma mistura de chumbo, talco e malaquita -, os precursores da máscara faziam esse procedimento para completar a maquiagem e proteger os olhos dos raios solares.

2 - Dá para identificar se a máscara está vencida através do cheiro

Na prática, uma máscara de cílios tem duração de três meses; mas, se não for conservada da maneira correta, pode perder sua utilidade antes disso. Mas como identificar? Além de reparar sua textura e efeito nos fios, uma dica prática é verificar seu cheiro: se ela estiver com um aroma diferente e esquisito, é hora de jogá-la fora!

3 - O aplicador pode ser reaproveitado

Quando sua máscara de cílios chega ao fim ou não está mais em boas condições, você não precisa jogar o aplicador no lixo: basta limpar os resíduos do produto para continuar usando.

Uma boa dica é aproveitar suas cerdas para arrumar as sobrancelhas ou até combiná-lo com uma máscara diferente, que não tem o pincel com a curvatura que você gosta. Outro truque é usar o aplicador da sua máscara antiga na fórmula novinha que acabou de comprar: como o produto ainda vai estar mais líquido, o pincel antigo vai ajudar a deixar a máscara mais encorpada.

4 - Dormir de máscara prejudica os seus cílios

Todo mundo já está cansado de saber que a make sempre deve ser retirada antes de dormir, certo? Mas, se isso já vale para a pele em geral, tenha em mente que esse cuidado é ainda mais importante nos cílios, já que o produto nos olhos aumenta as chances de quebra e queda dos fios.

Por isso, se seu objetivo é exibir cílios poderosos e bem volumosos, não cometa o erro de se preparar para dormir sem retirar toda a máscara - apenas com água morna ou com a ajuda de demaquilante bifásico, dependendo da fórmula escolhida.

5 - Máscaras não devem ser compartilhadas

Para não correr riscos de infectar sua máscara com batérias, nunca compartilhe o produto com ninguém! E engana-se quem pensa que essa prática só deve ser evitada com quem tem problemas aparentes na região: como, em muitos casos, a alteração não é visível e nem a própria pessoa sabe o que tem, o ideal é não arriscar e deixar a make apenas para o seu uso exclusivo.

6 - Bombear o aplicador prejudica a máscara

Sabe aquele movimento comum de bombear o pincel dentro do tubinho para retirar a máscara? Ele deve ser evitado por aumentar a produção de bolhas e, consequentemente, causar ressecamento.

Sendo assim, para não prejudicar a durabilidade do produto, experimente torcer o aplicador para frente e para trás suavemente ou fazer movimentos circulares para retirar a máscara sem dificuldades.