6 dicas de como fazer delineado na maquiagem: saiba como escolher o delineador perfeito e acertar no traço

 Aposte no tipo de delineador que você mais se identifica para fazer o delineado perfeito (Foto: Instagram @liliya)
Saiba como fazer o delineado gatinho perfeito com as dicas da matéria (Foto: Instagram @emmachenartistry)
 O delineado perfeito pode ser fácil de fazer com a ajuda de dicas e truques de expert (Foto: Instagram @maybelline)
Aposte no tipo de delineador que você mais se identifica para fazer o delineado perfeito (Foto: Instagram @liliya)

Um delineado perfeito deixa a maquiagem ainda mais poderosa, mas não é sempre que o resultado final fica tão caprichado quanto deveria, né?

Se você já tentou de tudo, mas ainda não sabe como fazer o traço certinho nos olhos, nós separamos as dicas de maquiagem que vão te ajudar a pegar o jeito da técnica rapidinho!

Confira a lista e veja os truques para um passo a passo certeiro!

1. Escolha o tipo de delineador que se sentir mais confortável

Uma publicação compartilhada por(@rachleary) em

O primeiro passo para conseguir um delineado gatinho perfeito é escolher o melhor tipo de delineador para a sua make. Existem 3 principais opções - e aqui vão as característica de cada uma delas:

- delineador caneta: como o nome já entrega, ele é no formato de uma caneta e garante mais precisão na hora de fazer o traço. Como a tinta já sai automaticamente, basta desenhar os olhos sem preocupação!

- delineador em gel: para usar esse tipo é preciso ter um pincel chanfrado e firmeza nas mãos. De todo jeito, por causa da textura mais consistente, esse tipo de delineador não borra com tanta facilidade.

- delineador líquido: assim como o do tipo em gel, o delineador líquido deve ser aplicado com um pincel chanfrado - mas aqui é preciso ter ainda mais destreza com as mãos para não borrar o visual!

2. Comece usando um hidratante ou primer para olhos

Com o delineador do tipo perfeito para você em mãos, o primeiro passo é preparar a pele dos olhos e garantir que a pálpebra esteja hidratada.

A dica é usar um hidratante para olhos ou um primer de make específico para essa região - desse jeito o delineado vai durar muuuito mais tempo na make!

3. Comece a fazer o delineado com lápis antes do delineador

Agora, para não errar, experimente começar a desenhar o delineado começando com um traço provisório com o lápis de olho para, então, fazer o definitivo com o delineador.

Na hora de criar o delineado, segure a pele ao redor dos olhos - sem puxar muito forte - e, em vez de deixar a mão livre, faça o tracinho com o cotovelo apoiado em alguma bancada.

4. Use fita adesiva ou cartão para deixar a asa do delineado gatinho simétrica

Se a sua escolha for o delineado gatinho, na hora de fazer o finalzinho do traço - ou asa, como as experts chamam - não precisa adivinhar o ângulo certo: basta usar alguns truques para deixar tudo bem simétrico.

Você pode posicionar um cartão ou pedaço de fita adesiva na diagonal, saindo do fim da linha dos cílios inferiores em direção ao fim da sobrancelha - depois, passe o delineador rente ao cartão/fita e prontinho!

5. Dê alguns segundos para o delineador secar

Conseguiu fazer o traço perfeito? Então, fuja de problemas e siga o conselho: espere alguns segundos para continuar fazendo a make!

Enquanto o delineador não seca na pele, há risco de borrões e pode ser que todo o trabalho feito até aqui vá por água abaixo, né? Melhor esperar - são só alguns segundinhos!

6. Limpe os borrões com cotonete e água micelar bifásica

Por fim, se quiser deixar o traço mais afiado ou eliminar algum borradinho, o segredo para não errar é apagar o borrão com o cotonete embebido em água micelar bifásica.

Faça o contorno com cuidado, com o cotonete umedecido na medida certa e arrase com o delineado gatinho perfeito!

Redação: Raquel Carletto