6 dicas para fazer a maquiagem durar muito na pele oleosa!

Aprenda a fazer uma maquiagem durar na pele oleosa com os truques de make certeiros! (Foto: Instagram @cassdimicco)
Para a maquiagem durar muito na pele oleosa, vale apostar em produtos com as texturas certas (Foto: Instagram @hermela)
Saiba todas as dicas para maquiar a pele oleosa e garantir um look duradouro (Foto: Instagram @jmuchelas)
Aprenda a fazer uma maquiagem durar na pele oleosa com os truques de make certeiros! (Foto: Instagram @cassdimicco)

Se você ainda não sabe como maquiar a pele oleosa e garantir que makes de festa ou dia a dia realmente durem no visual, veio ao lugar certo: nós podemos ajudar com algumas dicas de maquiagem e cuidados de beleza que facilitam o controle do aspecto brilhoso e deixam o look intacto por muito mais tempo!

Tudo começa com a escolha dos produtos na textura certa, um bom ritual de skincare usando máscara de argila + hidratante ou água micelar, alguns truques caseiros e outros segredinhos que você vai conferir em detalhes na matéria abaixo. Aproveite!

1. Apostar na máscara de argila verde antes da make

A argila verde é uma grande aliada das peles oleosas e, por isso, dedicar alguns minutinhos na pré-make para fazer um face masking com essa substância pode fazer to-da diferença! A máscara verde é a mais indicada porque ela é capaz de absorver o óleo e equilibrar a produção de sebo nas células, sem contar que ajuda a eliminar impurezas dos poros. Ou seja, a máscara consegue preparar a pele para que a oleosidade nem pense em derreter o seu visual!

Dica: para finalizar o ritual com a máscara e garantir ainda mais hidratação na face, uma boa dica é usar água micelar e aproveitar a sensação fresquinha e hidratada que ela deixa na pele!

2. Usar truque com gelo para fechar os poros

Um bom truque que também pode ser bastante útil para peles oleosas é o de usar gelo para fechar os poros dilatados e, assim, controlar a saída de óleo no rosto - impedindo que a sua maquiagem derrata antes do esperado! Nada mais justo do que testar um primer natural e fácil desses, né? O jeito certo de fazer essa técnica está descrito em detalhes nessa matéria aqui, é só clicar e seguir os passos!

3. Preferir hidratantes com fórmula à base de água

A gente já falou sobre a importância de hidratar o rosto antes da base de make nessa matéria aqui, e vale reforçar que peles oleosas não fogem da regra! Mas para garantir que o nível de água seja reposto nas células do rosto de uma maneira beeem levinha e suave, a dica é caprichar nos hidratantes faciais com fórmula "oil free" ou à base de água. Fique de olho nos rótulos!

4. Usar produtos de make em versões 'oil free' e à prova d'água

E por falar em "oil free", esse termo deve estar também nos rótulos dos seus produtos de make, viu? O motivo é o mesmo: é que já existem tecnologias avançadas para garantir que BB cream, bases, corretivos e outros itens não tenham o óleo para entupir os poros - além de terem o queridinho acabamento matte!

Já quando o assunto é lápis de maquiagem, delineador e máscara de cílios, a dica para peles oleosas é procurar pelas versões à prova d'água e ter a certeza de que o look não irá borrar no meio do evento.

5. Preferir blush, iluminador e sombra na versão em pó

Ainda sobre texturas mais indicadas para oily skin, vale reforçar que a textura em pó é a mais indicada - tanto para blush quanto para iluminador e sombra. Outros tipos mais cremosos podem acabar trazendo a sensação de pele pegajosa para o seu look, e se isso é exatamente o que você quer evitar, fuja dos produtinhos líquidos ou creamy.

6. Finalizar a make com pó translúcido e spray fixador

Para o grand finale, vale selar toda a maquiagem com um pouco de pó translúcido e deixar que ele "enxugue" a oleosidade por si só. Feito isso, é só aplicar o spray fixador de maquiagem em todo o rosto - especialmente nas makes de festa - e curtir o evento sem drama!

Redação: Raquel Carletto