6 dramas reais da pele oleosa em dias de calor que donas de pele seca jamais vão entender

Apar?ncia brilhosa no rosto ? praticamente a rotina de quem tem pele oleosa nos dias mais quentes, n?? (Foto: Instagram @brittsully, @oliviaedit)
No fim, bastam alguns cuidados para amenizar os efeitos colaterais de quem convive com a oleosidade excessiva na pele (Foto: Instagram @clarawilsey)
No fim, bastam alguns cuidados para amenizar os efeitos colaterais de quem convive com a oleosidade excessiva na pele (Foto: Instagram @clarawilsey)
Encontrar o protetor solar adequado para o rosto e que garanta um efeito matificante ? sempre a melhor op??o (Foto: Instagram @syanafromparis)
Encontrar o protetor solar adequado para o rosto e que garanta um efeito matificante ? sempre a melhor op??o (Foto: Instagram @syanafromparis)

Calor e pele oleosa na mesma frase geralmente v?m com alguma reclama??o - mas costuma ser com raz?o, viu? ? que nos dias mais hot de primavera e ver?o, o sol estimula a oleosidade da pele, deixando aquele aspecto meio greasy no rosto. O resultado ? uma make escorrida, cabelo grudado na cara e at? outras situa??es bem espec?ficas e um pouquinho constrangedoras! Agora, para que mulheres de peles secas entendam (e as de pele oleosa se identifiquem) com o drama, chegou a hora de listar alguns fatos da #oilyskin:

1. Atender uma liga??o ? deixar a tela do celular completamente oleosa

O telefone toca, voc? atende e, ao fim da liga??o, o resultado ? praticamente toda a oleosidade da pele transferida para a tela! Quem nunca passou por esse singelo lembrete de que as gl?ndulas seb?ceas est?o trabalhando em dobro que atire a primeira pedra, n?? O ?nico jeito de contornar a situa??o em poucos segundos ? limpar o celular disfar?adamente e fingir que nada aconteceu!

2. Usar maquiagem ? ver o resultado amea?ando se derreter depois de poucas horas

Caprichar bastante na make para uma festa ou ocasi?o especial e ver toda a produ??o ser sugada pelos poros (ou escorrer junto com o suor) pode ser bem duro, mas n?o tem jeito: o segredo ? apostar nos produtos matte e de longa dura??o, uma boa rotina de cuidados e hidrata??o para tentar blindar a pele e, por fim, aceitar que alguns retoques na maquiagem ser?o necess?rios para deixar o look impec?vel.

3. A dificuldade em entender que o creme hidratante n?o ? um inimigo

E por falar em hidrata??o, ? normal que quem tem oily skin tenha medo dos cremes hidratantes, especialmente no ver?o, n?? Ainda assim, n?o se deve confundir: ?gua e ?leo est?o longe de ser a mesma coisa, e a fun??o do hidratante n?o ? aumentar a oleosidade da derme, mas equilibrar a ?gua da pele. Isso ajuda a melhorar a textura da pele e, no fim, s? facilita o dia a dia na temporada mais quente do ano!

4. Acabar lavando o rosto vinte vezes por dia e sofrendo com o efeito rebote

Com a apar?ncia constantemente grudenta e bem mais brilhosa do que o normal, convenhamos: a vontade de lavar o rosto fica incontrol?vel. No entanto, o problema ? que n?o demora muito para que o resultado dessas lavagens constantes comece a aparecer em forma de mais espinhas e o dobro de oleosidade - tudo culpa do efeito rebote.

5. Usar ?culos escuros ? ajeit?-los no rosto o tempo todo

?culos de sol s?o itens quase indispens?veis nos dias mais ensolarados de ver?o, seja para a praia ou para o dia a dia. E, sim, a vontade de compor o look com eles ? at? grande, s? que bastam algumas horas de suor na zona "T" para o acess?rio escorregar no nariz a cada movimento feito com a cabe?a. Isso sem contar com o ?leo acumulado perto da lente, n?? Dif?cil, mas nada que um lencinho de papel n?o resolva em segundos - ainda bem!

6. Escolher uma base nem sempre ? uma tarefa f?cil

N?o adianta ter pressa nem escolher qualquer produto: donas de peles oleosas sabem que precisam seguir crit?rios bem espec?ficos na hora de esconder imperfei??es com a base. O ideal ? sempre priorizar as f?rmulas oil-free e acabamento matte. Voc? pode at? preferir as f?rmulas BB Cream, que geralmente, s?o mais leves. Depois disso, vale sempre aplicar um pouco de p? compacto na zona "T"!

Reda??o: Raquel Carletto

COMPRE O LOOK

Try It ON

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.