6 hábitos que você precisa abandonar para deixar suas unhas impecáveis

Descubra o que você deve parar de fazer na hora da manicure para garantir unhas lindas! (Foto: Shutterstock)
Ao evitar alguns hábitos é possível ter unhas mais bonitas, fortes e saudáveis (Foto: Pixelformula)
Descubra o que você deve parar de fazer na hora da manicure para garantir unhas lindas! (Foto: Shutterstock)

A gente sabe que tudo o que uma esmaltemaníaca mais quer é exibir unhas bonitas, fortes e saudáveis por aí. E para conseguir isso, não basta fazer a manicure com o esmalte favorito: é preciso tomar alguns cuidados e evitar erros que impedem que as pontinhas dos dedos fiquem impecáveis! Lixar de maneira errada, deixar as mãos de molho por muito tempo e descascar a esmaltação são algumas das práticas erradas que podem estar detonando o visual das unhas sem que você saiba, mas ainda existem outras que você pode nem ter ideia. Confira a lista para descobrir quais são elas!

1 - Deixar as unhas de molho por muito tempo

Sabe aquele pote com água que muita gente usa para amolecer as cutículas? Então, ele também pode fazer com que o esmalte descasque mais rápido. O motivo é simples: como as unhas conseguem absorver água com muita facilidade, elas incham quando ficam de molho por muito tempo e mudam o seu formato original; por isso, quando são pintadas, o esmalte escolhido acaba não ficando tão fixo como deveria.

#FicaaDica: amoleça as cutículas com a ajuda de um hidratante ou deixe as mãos no recipiente com água por pouco tempo. Não se esqueça de secar bem as unhas e esperar um pouco antes de começar a esmaltação. E o mesmo vale para o banho: nada de pintar a pontinha dos dedos assim que sair do chuveiro, porque elas também estarão dilatadas com a água.

2 - Colocar removedor no vidrinho para amolecer o esmalte

Que atire a primeira pedra quem nunca adicionou um pouquinho de removedor dentro do esmalte endurecido! Só que essa prática, comum até entre algumas manicures, também pode acabar prejudicando a esmaltação.Como a fórmula do removedor tem componentes mais fortes para limpar as unhas, colocar ele no vidrinho do esmalte faz com que a cor perca o brilho e fique mais rala.

#FicaaDica: Para acabar de vez com esse problema, tenha sempre o cuidado de fechar bem o esmalte depois do uso.

3 - Lixar as unhas em movimento de 'vai e vem'

Outro erro muito comum acontece na hora de lixar as unhas. Na hora de polir as pontinhas, é normal ver as pessoas usarem a lixa nas pontinhas com movimentos retos consecutivos, para frente e para trás. Mas, para a surpresa de muitas, esse hábito também detona a manicure: além de dificultar um acabamento uniforme, essa prática ainda pode causar quebra e descamação!

#FicaaDica: para garantir unhas saudáveis e impecáveis, deixe de lado o clássico movimento de"vai e vem" e passe a usar a lixa do cantinho para o centro - como ensina esse gif.

4 - Descascar o esmalte com as próprias unhas

Quando o esmalte vai ficando velho e começa a soltar as pontinhas, é normal surgir aquela vontade de puxar o que resta do produto com as unhas da mão oposta. Mas sabia que isso também pode prejudicar as pontinhas dos dedos? Essa mania pode fazer com que a superfície da sua unha acabe ficando áspera e que as pontas comecem a ficar esfareladas e quebradiças.

#FicaaDica: pode ser difícil, mas a melhor maneira de evitar esse problema é esperar até chegar em casa para tirar o esmalte com um removedor. Apesar de tudo, esse ainda é o único jeito de deixar as unhas fortes e saudáveis.

5 - Agitar o esmalte para misturar o líquido

Agitar o vidrinho de esmalte para misturar o líquido é uma prática comum - principalmente, quando o produto já é mais antigo e está há algum tempo sem ser usado. Mas, mesmo parecendo inofensiva, essa prática pode acabar criando bolhas de ar no produto e pode deixar também as unhas com as temidas bolinhas.

#FicaaDica: Experimente rolar o vidrinho entre as mãos em vez de agitá-lo! É uma forma de também sacudir o esmalte, mas sem criar bolhas de ar.

6 - Esperar o esmalte secar antes de aplicar outra camada

Você é dessas que se perguntam como as manicures conseguem pintar as unhas sem deixar bolinhas no esmalte? Pois um dos truques é não esperar a primeira camada secar completamente antes de aplicar a segunda. Mas é preciso ser rápida ao utilizar essa técnica, ou pode ocorrer o efeito rebote.

#FicaaDica: para conseguir um acabamento digno de profissionais, mesmo fazendo a pontinha dos dedos em casa comece pintando a unha do dedo mínimo da mão esquerda indo em direção ao mindinho da mão direita; depois, para aplicar a segunda camada sem o esmalte secar, é só repetir imediatamente o mesmo processo.