7 curiosidades sobre esmalte que você provavelmente não sabia!

Veja algumas curiosidades sobre esmalte e saiba mais sobre a história dos vidrinhos (Foto: Instagram @marimariamakeup)
As unhas vermelhas eram exclusividade de pessoas com prestígio na Antiguidade (Foto: Instagram @semilac_ie)
Os esmaltes em tom pastel só ficaram famosos a partir de 1960 para colorir as pontinhas das unhas (Foto: Instagram @nat.nails_)
Veja algumas curiosidades sobre esmalte e saiba mais sobre a história dos vidrinhos (Foto: Instagram @marimariamakeup)

Sabe esse vidrinho de esmalte colorido que você tem aí na sua casa? Pode acreditar: por trás dele tem muuuita história!

Para provar, a gente foi atrás de fatos curiosos sobre esmaltes desde o passado até o presente - e o resultado foi pra lá de interessante!

Sabia que esmaltes escuros eram símbolo de privilégio? Ou então que dois vidros de esmalte Colorama são vendidos por segundo no Brasil? Descubra mais sobre na matéria!

1. Esmaltes vermelhos e metálicos eram exclusividade da nobreza

Se você é fã de unhas vermelhas ou de esmaltes metálicos, fique sabendo que na Antiguidade eles não eram para qualquer pessoa não, viu?

Na China e no Egito Antigo esses esmaltes mostravam a classe social dos homens e mulheres - e as cores avermelhada, prateada e dourada eram exclusivas para quem fosse da família real ou ocupasse alguma posição de prestígio na sociedade.

2. Os primeiros esmaltes eram inspirados nas tintas de carro

Os esmaltes começaram a ser do jeito que conhecemos hoje por volta de 1920, e nessa época só existiam algumas cores básicas e inspiradas nas tintas de carro.

Por sinal, diz-se que os esmaltes são, de fato, uma variação da tinta que se usa para pintura de carros. Quem diria, né?

3. Esmaltes claros só passaram a ser queridinhos na década de 60

Esmaltes nude e em tons suaves são tendência hoje em dia, mas as unhas mais clarinhas e em tom pastel nem sempre foram a última moda.

Até 1960, as cores vibrantes e mais escuras eram as queridinhas quase absolutas das mulheres - especialmente o esmalte vermelho, claro, sempre um dos preferidos!

4. A cada 1 segundo, 2 esmaltes Colorama são vendidos no Brasil

O que você consegue fazer em um segundo? Parece pouco - a gente sabe - mas acredite: esse é exatamente o tempo que leva para dois vidrinhos de esmalte Colorama serem vendidos no Brasil!

5. A cobertura intensificadora da cor é o vidrinho mais vendido de Colorama

Que a venda é rápida, já se sabe, mas qual seria o esmalte de Colorama mais comprado pelas esmaltemaníacas? Segundo os levantamos da marca, a cobertura intensificadora da cor é a das campeãs de venda - aquele roxinho, sabe?.

Sinal de que o top coat é realmente indispensável, certo? E se você ainda não sabe por que, é só clicar nesse link aqui e descobrir os motivos!

6. 500 milhões de unhas são feitas com Colorama por ano

Colorama é de longe a queridinha das brasileiras - e uma prova disso é que 500 milhões de unhas são feitas com os vidrinhos da marca a cada ano! Já pensou quantas nail arts diferentes são criadas com esse tanto de esmaltação?

7. Nove em cada dez brasileiras usam esmaltes

Por fim, uma última curiosidade atual: aproximadamente 9 em cada 10 brasileiras não abrem mão de deixar as pontinhas dos dedos coloridas - seja para o dia a dia ou uma ocasião especial.

É muito amor por esmalte, né? E isso nós brasileiras temos de sobra MESMO!

Redação: Raquel Carletto