7 dicas de maquiagem para usar cores pastel e obter um resultado elegante

Descubra como fazer uma produção elegante e sofisticada com cores pastel
Descubra como fazer uma produção elegante e sofisticada com cores pastel

As cores pastel já são tendência há algumas temporadas, e foram mais uma vez destaque nas últimas coleções de primavera-verão 2015. Mas apesar de serem vistas com frequência em desfiles de grifes conceituadas, como Fendi e Dior, há quem acredite que esses tons mais delicados tornam a produção mais romântica e informal. No entanto, é possível sim deixar as maquiagens em candy colors mais sofisticadas e elegantes. Confira abaixo algumas dicas dadas por profissionais de make ao site "Beauty High".

Mantenha o look moderno

As cores pastel não necessariamente precisam ser opacas. Para dar um ar mais moderno e glamouroso, uma dica interessante é apostar na combinação de produtos perolados ou de acabamento mais brilhoso. "Eu amo misturar um tom pastel com um brilhoso da mesma família de cor, para dar uma modernizada. Gosto de brincar com esses tons, com combinações de cores monocromáticas e/ou complementares para dar um impacto maior", disse o Diretor de educação e relações artísticas do The Makeup Show, James Vincent.

Evite looks pálidos

As peles mais escuras precisam ter cuidado ao usar cores pastel; o ideal é tentar escolher tons que favoreçam cada tipo de pele, e que evitem que o look fique pálido. Benjamin Ruiz, Diretor Global Criativo da Laura Mercier, explicou: "Os tons pastel normalmente têm uma boa quantidade de pigmento branco, o que pode ser um problema por deixar o look pálido no caso de peles mais escuras. Para evitar isso, selecione cores mais neutras, com menos brilho, e mais quentes como tons de pessego ou rosa".

Prepare sua pele de acordo com os tons que serão utilizados

A pele é uma etapa importante em qualquer maquiagem, mas ao usar tons pastel é preciso ter ainda mais cuidado. "A melhor preparação para uma make pastel é assegurar que você conseguiu fazer uma pele perfeita. A base utilizada para uniformizar a pele também pode funcionar como primer antes da sombra. As cores pastel definitavemente duram mais - o segredo é conseguir a tonalidade desejada, e a base ajuda você a chegar lá", comenta a Makeup Artist, Jennifer Fleming.

Aplique o blush corretamente

Cores pastel podem ser usadas para destacar alguns pontos do rosto, basta saber fazer isso da melhor maneira. Para auxiliar nessa tarefa, James Vincent explica: "Blushes pastel devem seguir uma regra básica de aplicação - qualquer coisa da família rosa ou vermelha deve ficar perto das maçãs do rosto. E qualquer coisa pêssego ou laranja deve ser aplicada no ponto mais alto das bochechas para dar um bronze. Uma alternativa é o amarelo pastel, que pode ser um ótimo iluminador para as bochechas, ou qualquer lugar no rosto que você queira enfatizar suavemente".

Complemente as cores pastel com tons metálicos

Muitas mulheres gostam de adicionar um brilho nas maquiagens usadas durante a noite, principalmente em festas e eventos mais chiques. Para isso, uma opção interessante é misturar as famosas candy colors com outros tons metálicos. "Eu descobri que um look semi-brilhante prateado pode realmente melhorar a aparência dos tons pastel e funcionar muito bem. Mas não há regras quanto ao emparelhamenteo de cores, é preciso experimentar e descobrir o que funciona para cada um, individualmente", disse Ruiz.

Opte por uma cor com cobertura intensa para os lábios

Jennifer Fleming acredita que a cor usada nos lábios é muito pessoal, principalmente quando se trata de cores pastel. Mas ela dá um conselho especial: "Para aquelas quem gostam de batons com boa cobertura nos lábios, testem isso: espalhe um pouco de base em cima dos lábios, mudando a cor natural deles, permitindo que o seu batom pastel se destaque ainda mais".

Dê uma cara de saúde ao seu look

Ao usar cores mais frias é preciso ter cuidado com o blush ou bronzer que será usado, já que o efeito desses produtos será imprescindível para garantir uma cara de "saúde". "Particularmente, eu aprecio os iluminadores porque eles adicionam vitalidade e um brilho à pele. Bronzers podem ser uma alternativa maravilhosa, simplesmente por proporcionarem um efeito 'sun kissed' ao look e deixar a pele com uma aparência mais saudável", afirma Benjamin Ruiz.