7 dicas para fazer uma maquiagem de verão para a noite

Confira as dicas e truques para ter uma maquiagem de noite que é a cara do verão (Foto: PixelFormula)
Confira as dicas e truques para ter uma maquiagem de noite que é a cara do verão (Foto: PixelFormula)

Na maquiagem de verão, é comum dar à pele aquele toque mais leve, de forma que nem parece que se está maquiada no dia a dia. Mas para ocasiões à noite, pode ser mais difícil descobrir como fazer uma pele elaborada sem ficar pesada e ao mesmo tempo estar em sintonia com as tendências de make da estação. A boa notícia é que dá para caprichar no look noturno sem medo, seguindo a ideia de cores e produtos iluminados e que garantem um visual mais reluzente, além de produtos e fórmulas com acabamentos leves. Confira a lista de dicas!

1 - Base de cobertura média é o segredo para pele de verão

Enquanto o BB Cream é o queridinho das mulheres para uniformizar a pele durante os dias de verão, à noite, o item pode ser substituído pela base. Ainda assim, para não deixar a pele com uma aparência pesada, o ideal é que a fórmula da base seja leve e com cobertura média, prometendo um acabamento matte mais natural. Com isso, a oleosidade do rosto estará equilibrada após algumas horas com a make pronta.

2 - Pó compacto na maquiagem de verão está liberado

Na make de verão, o pó compacto deve surgir apenas na zona "T", ou seja, testa, nariz e queixo, para fixar melhor a base e o corretivo nessas áreas, que costumam ser oleosas e aparentar brilho mais rápido. E para não alterar a leveza da maquiagem e deixar a pele encorpada demais, a dica é usar um pó que seja translúcido que a pele fique com aparência sequinha. O truque para não exagerar é usar um pincel grande e fofo com a mão bem leve sobre as áreas do rosto.

3 - Abusar do lápis de olho colorido é o truque para atualizar a make

Para fugir do efeito pesado que o lápis preto pode dar ao olhar, uma boa opção é usar lápis de outras cores. Elas dão um ar diferente à maquiagem e trazem as tendências também para o visual do rosto.O coral esfumado nos cílios de baixo, por exemplo, deixa a make mais intensa e com um toque de frescor. Já os tons de rosa, azul e verde são ideais para as mais ousadas e que querem uma make alegre, enquanto os tons de bronze, dourado e prateado deixam os olhos com um charme sofisticado.

4 - Sombra preta deve ser usada apenas no canto do olho

Para as amantes da sombra preta, a boa notícia é que ela pode, sim, continuar como curinga da maquiagem noturna de verão. A dica para não ficar com o olhar pesado é esfumar a sombra apenas no côncavo ou no canto externo dos olhos, combinando com tonalidades mais claras ou mais quentes, como laranja - que está super em alta nesta temporada - dourada e bronze. Para finalizar, a máscara de cílios é fundamental durante a noite, e pode ser aplicada em quantas camadas forem desejadas.

5 - Contorno da maquiagem de verão é mais sutil

À noite, uma pele mais contornada também cai super bem, e a técnica pode ser feita tanto com pó bronzeador quanto com um pó compacto mais escuro do que o tom da pele. A ideia do contorno durante o verão é que os traços apareçam mais sutis e esfumados, esculpindo a pele de maneira mais leve. A dica é esfumar bastante o produto em uma região cerca de dois dedos abaixo das maçãs: desse modo, as bochechas ganham um sombreado que vai ajudar a destacar a parte dentral da face.

6 - Iluminador é o produto curinga para a estação

O iluminador é o item de maquiagem mais amado durante o verão! É ele que vai garantir aquele "glow" reluzente em certas regiões do rosto, que deixam a make noturna muito mais bonita, além de dar um ar saudável para pele. Depois de fazer o contorno ou aplicar o blush, deposite um pouco de iluminador no alto das maçãs do rosto e nas têmporas, além do ossinho do nariz. Para quem é fã da técnica do "strobing", que usa apenas iluminador para contornar, a dica é aplicar o produto também no cantinho interno dos olhos, no queixo e no arco do cupido.

7 - A boca do verão pede gloss ou batom matte de cor vibrante

Na make de verão noturna, os lábios podem surgir de diversas maneiras. Quem quer destacar a boca pode apostar nas cores que estão em alta, como o clássico vermelho, o laranja ou o rosa pink. Nesse caso, para evitar borrões ao longo da noite, o acabamento matte é o ideal. Já para quem quer uma combinação com a pele "fresh", vale apostar no gloss incolor ou rosado, além do baby lips com cor, que também faz o papel de batom nude.