7 erros ao fazer uma maquiagem natural: saiba o que pode atrapalhar no look 'no-makeup'

Quem nunca quis acordar com a pele linda sem precisar de um pingo de maquiagem que atire o primeiro pincel! Essa é a ideia da maquiagem natural, ou no-makeup, como também é conhecida lá fora e que se tornou queridinha por aqui há algum tempo. Nela, o acabamento é leve e a pegada é fresh para dar um glow iluminado sem parecer que você está maquiada: ou seja, em nada se compara ao visual mais pesado e com contornos é la Kim Kardashian circa 2007. Se você ainda não conseguiu criar um no-makeup perfeito, pode estar cometendo alguns dos 7 erros básicos da lista. Descubra!

Erro #1: Usar base ao invés de um BB Cream

O segredo da maquiagem natural está na aparência da pele. Por isso, um erro ao fazer a no-makeup é usar uma base ao invés de um BB Cream, porque ela é mais densa, e pode evidenciar que você está maquiada. Já o BB Cream tem fórmula mais leve, que cobre as imperfeições e entrega uma aparência sutil, deixando sardinhas aparentes, por exemplo, se elas fizerem parte do seu visual.

Dica: Se o BB Cream não cobriu as imperfeições que você gostaria, segure a vontade de criar mais uma camada do produto para evitar o look carregado. A dica é cobrir as áreas com um corretivo da cor da sua pele.

Erro #2: Não hidratar a pele antes

Ainda sobre pele, um outro erro na maquiagem natural é não limpar e hidratar o rosto antes de começar a produção. A limpeza com sabonete facial é essencial para que outras impurezas ou oleosidade em excesso não atrapalhem o glow da make, e hidratar o rosto é importante para deixar a pele macia e sem pelinhas descamadas que podem deixar o temido aspecto craquelado no rosto.

Importante: sempre escolha um produto de limpeza e um creme hidratante que tenha textura e fórmula que seja específica para o tipo de sua pele.

Erro #3: Usar o lápis preto

Muita gente ainda tem o lápis preto como curinga para marcar os olhos, mas usar esse item na maquiagem natural é um erro que faz toda a diferença para o resultado. Por mais que você não exagere na intensidade do preto, ele pode deixar o olhar carregado, e a dica é substituí-lo pelo lápis marrom. Assim, tá liberado marcar a linha d'água ou esfumar a raiz dos cílios de baixo, se quiser um efeito mais marcante. Da mesma forma que a sombra marrom é supervantajosa se você quiser criar um esfumadinho elegante. #FicaDica

Erro #4: Escolher um batom de cor muito intensa

No look no-makeup, usar um batom de cor forte ou que seja muito matte pode ir ao caminho contrário do esperado e deixar a make mais elaborada do que você pensa. Por isso, a dica é trocar o red lip pelos batons em tons de nude - e isso pode variar de acordo com o tom da sua pele. O ideal é que o batom seja uma espécie de cor de boca, como mais rosado e em tom de pêssego para quem tem a pele clara, e amarronzado para as morenas e negras.

Um outro erro é escolher batons com acabamento muito matte e que fiquem craquelados depois de um tempo, porque a ideia do look no-makeup é entregar um aspecto hidratado aos lábios: por isso, a dica valiosa é escolher os batons matte que tenham leve cintilância ou aplicar um top coat transparente por cima da cor que você escolher, para ajudar no "glow" natural.

Erro #5: Esquecer o iluminador

Uma make natural sem iluminador? No way! Por isso, um erro crucial é esquecer este item que já virou queridinho de muita gente. O iluminador é curinga porque você pode usar de várias formas e medir sua intensidade. Quer uma make natural pro dia? Ilumine apenas abaixo das sobrancelhas ou nas têmporas. Já se ideia é fazer uma make natural para a noite, principalmente durante o verão, tá liberado iluminar o alto das maçãs do rosto, o ossinho do nariz, o cantinho interno dos olhos e o arco do cupido.

Erro #6: Achar que não precisa de pó compacto

A gente sabe que na maquiagem natural, o menos é mais, principalmente em questão de pele. Mas um erro que acaba passando despercebido entre as meninas é deixar o pó compacto de lado por achar que o produto pode deixar uma aparência pesada no rosto. A grande verdade é que o pó compacto é útil na zona "T" porque pode segurar a oleosidade se você tiver a pele mista ou oleosa. A dica é usar a versão translúcida - que tem partículas mais finas - e aplicar com leves batidinhas com um pincel redondo e grande, específico para pó, evitando aplicar no rosto inteiro.

Erro #7: Não brincar com efeitos, como as fake freckles

Outro errinho que pode ser rapidamente consertado é quando se deixa de brincar com efeitos e detalhes, como as sardas falsas! Feitas com lápis marrom ou com um pouquinho de sombra e um pincel, as pintinhas podem deixar seu rosto mais leve e fresh, além de evitar a sensação de que você está usando maquiagem. Se você ainda não tem coragem de apostar nas fake freckles ou ainda acha que as marquinhas não intensificam o look no-makeup, dá uma olhada nessas 50 fotos de inspiração e aproveite para aprender a fazer!

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.