7 hábitos de make e beleza para abandonar de vez em 2019

Veja uma lista de h?bitos que devem ser evitados no seu ritual de maquiagem e beleza no dia a dia (Foto: Instagram @heygorjess)

Se em 2018 você ainda não via problema em dormir de maquiagem, usar produtos vencidos e compartilhar sua make, é hora de mudar, viu? Aproveite o início de 2019 para dar adeus aos maus hábitos e coloque suas resoluções de beleza em prática!

Quer uma ajudinha para saber o que evitar no dia a dia? Aqui no TSM a gente fez a nossa listinha com os costumes errados que toda e qualquer makeup lover deve deixar para trás para seguir plena em 2019. Seus looks (e sua pele) agradecem!

1. Dormir de maquiagem por preguiça de limpar o rosto

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Isaya Elais (@elaisaya) em

A gente sabe que falta disposição no fim do dia, mas lembre-se de juntar suas últimas forças para (pelo menos) tirar a make do rosto. Dormir de maquiagem pode entupir poros, provocar cravos e espinhas e, de quebra, prejudicar bastante o acabamento da pele nas suas próximas produções. Melhor evitar, né?

O segredo é tornar essa passo da rotina o mais prático possível e um bom jeitinho de começar é escolhendo a água micelar como aliada. Basta usar um pouquinho de algodão umedecido na solução levinha e pronto. Não precisa nem enxaguar - olha que beleza?!

2. Emprestar a máscara de cílios e batom para as amigas

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Nah Cardoso (@nahcardoso) em

Se você é daquelas que tem tudo na nécessaire de make, é bem provável que vivam te pedindo produtinhos emprestados - mas chegou a hora de ser um pouquinho egoísta - é pelo bem da sua saúde! Sabia que o batom e o rímel, por exemplo, podem acabar transmitindo doenças como herpes e conjuntivite se forem usados por pessoas com essas doenças?

Sendo assim, já sabe: deixe todos os seus itens de make bem guardadinhos e separados para o seu uso pessoal only. Dessa maneira você fica livre de riscos e consegue se livrar de problemas indesejados no caminho.

3. Guardar os produtos de maquiagem no banheiro

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Sophia Abrahão (@sophiaabrahao) em

Parece prático já deixar a make no banheiro se é lá que você faz a sua produção, né? Mas essa não é nem de longe a melhor morada para os seus queridinhos de maquiagem. O banheiro é um lugar beeem úmido e essa umidade cria o ambiente perfeito para as bactérias - ou seja, esse local é o mais propício a mofos e outros tipos de impurezas. 

Para driblar isso tudo, a melhor solução é deixar base, batom, corretivo e outros produtinhos num local arejado, longe do alcance do sol e, claro, bem longe da umidade. Uma prateleira no quarto pode ser uma boa, viu? 

4. Não olhar a data de validade dos itens de make

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Nada de ficar usando maquiagem vencida, viu? Se você já tem algum produto que envelheceu ou passou do prazo estabelecido no verso da embalagem, é hora de desapegar e dar adeus sem pena. Usar produtos vencidos pode acabar abrindo caminho para infecções, inflamações e probleminhas nada agradáveis.

Quer uma dica? Anote a data de validade dos seus itens no bloco de notas do celular, ou experimente etiquetar os produtinhos com o dia em que eles vencem. Assim não vai ter nenhuma desculpa!

5. Esquecer de usar hidratante e protetor solar antes da base

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por tylauren (@tylauren) em

Se em 2018 você já começava a maquiagem pela base direto no rosto, em 2019 é hora de cuidar mais da pele e do acabamento do seu look.

Usar hidratante e protetor solar - necessariamente nessa ordem - no ritual de beleza é fundamental por dois motivos. O primeiro é que o hidratante vai ajudar a suavizar, hidratar e equilibrar a pele (assim os produtos de make não serão sugados pelos poros em busca de água), e o segundo é que o protetor solar vai te proteger da ação nociva dos raios UV, evitando o câncer de pele e manchinhas causadas pelo sol.

6. Não limpar os pinceis de maquiagem com frequência

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Se você usa pincel para tudo na sua make, nada de deixar para limpar as cerdinhas uma vez ao ano, hein? O pinceis de maquiagem também podem acabar retendo impurezas e bactérias que, em contato com a pele, acabam contaminando os poros e provocando inflamações.

Por isso, anote aí: em 2019 é hora de lavá-los com produtos específicos todo final de semana. A frequência é alta, mas necessária - acredite! 

7. Não fechar os batons e máscaras da forma certa

Visualizar esta foto no Instagram.

Uma publicação compartilhada por Maybelline New York (@maybelline) em

Por último, para as mais esquecidas e distraídas, fica a dica: nada de deixar os produtos de make abertos ou vedados da forma errada - especialmente os líquidos! Isso pode alterar muuuito a fórmula dos produtos e prejudicar a maquiagem de formas diferentes e pra lá de chatas.

Lembre-se sempre de fechar bem os produtos, nada de deixá-los muito tempo abertos enquanto estiver se maquiando e, claro, termine guardando cada um deles no local certo. Simple like that!

Redação: Raquel Carletto

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.