8 hábitos de beleza que você deveria começar a ter em 2020

Confira hábitos que podem te ajuda a ficar ainda mais bonita em 2020 (Foto: Instagram @marisaad)
Confira hábitos que podem te ajuda a ficar ainda mais bonita em 2020 (Foto: Instagram @marisaad)

Dezembro já está chegando ao fim e agora é hora de criar a lista de desejos para o próximo ano. Esse é o momento ideal para pensar não apenas nas metas, mas também em novas práticas, atividades e hábitos no dia a dia. Que tal começar a refletir sobre como melhorar a sua rotina de beleza?

Algumas mudanças simples podem fazer com que você se sinta cada vez melhor consigo mesma - seja garantindo a maquiagem perfeita ou uma pele mais saudável, o segredo está em olhar mais para você e descobrir o que pode melhorar ou fazer diferente.

Para te dar uma forcinha, nós separamos 8 dicas com hábitos indispensáveis que você precisa começar a incluir na sua rotina de beleza e começar 2020 com o pé direito!

1. Ficar mais de olho na validade dos produtos

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Niina (@niinasecrets) em

Um hábito muito importante e que quase ninguém se dá conta é ficar de olho na validade dos produtos de beleza. O prazo de validade é baseado em testes que marcam até que ponto um cosmético pode ser usado sem causar nenhum risco à saúde. Produtos vencidos podem causar danos sérios à pele como dermatite, acne, alergias, irritação e descamação. Por isso, não deixe de conferir o prazo de validade e não hesite em se desfazer deles. Uma dica é prestar atenção em qualquer alteração de cor, odor e textura!

Dica extra: além do prazo de validade, também é importante rever os lugares onde você guarda suas maquiagens e cosméticos. Ambientes muito úmidos ou abafados diminuem a qualidade dos produtos para menos tempo que o prazo de validade, viu?

2. Tirar maquiagem antes de dormir

Tirar a maquiagem antes de dormir é uma regra básica, mas mesmo assim muitas pessoas ainda vão para cama sem limpar o rosto. O hábito de dormir com maquiagem é mega prejudicial pois aumenta o aparecimento de acne e causa ressecamento da pele do rosto. Isso porque o sono é o momento ideal para o processo de esfoliação natural da cútis. O problema é que os produtos tapam os poros e dificultam a respiração da pele.

Por isso, mesmo que você esteja muito cansada, não deixe de lavar seu rosto antes de dormir. Uma dica é investir em produtos de limpeza como água micelar e demaquilantes. Eles são mais rápidos na hora de tirar a maquiagem e deixam a rotina muito mais prática!

3. Preparar a pele com hidratante antes da maquiagem

Antes de passar a maquiagem é importante preparar a pele corretamente para receber todos os produtos. Isso ajuda a fazer com que ela dure mais tempo e melhora o resultado final. Por isso, antes do corretivo e base, certifique-se de que sua pele está limpa e não esqueça de usar hidratante.

Vale lembrar que essa dica vale para todos os tipos de pele, seja oleosa, mista, normal e seca. Basta escolher o creme ideal para você e aproveitar os benefícios!

4. Não compartilhar maquiagem com outras pessoas

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

Muitas mulheres costumam compartilhar alguns itens de make como batom, rímel ou blush, mas esse hábito pode trazer alguns riscos à saúde. Produtos para lábios, olhos e corpo podem transmitir doenças como herpes, terçol, conjuntivite, além de causar alergias, micoses, infecções. Por isso, evite dividir suas coisas com outras pessoas, principalmente se forem desconhecidas.

5. Limpar bem os pincéis e esponjas para aplicar maquiagem

Os pincéis e as esponjinhas também merecem uma atenção extra. O acúmulo de produtos nos pincéis é o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias que causam danos sérios ao rosto. Procure limpá-los pelo menos uma vez por semana e, de preferência, use apenas os seus.

Assim como a maquiagem, os aplicadores também podem passar doenças de uma pessoa para outra. Além da limpeza, a qualidade também é um fator importante. Pincéis e esponjas velhas prejudicam não apenas a maquiagem, mas também a pele. Por isso, quando perceber que já não estão bons, troque por outros.

6. Usar protetor solar todos os dias, não apenas no verão

A principal função do protetor solar é proteger a pele contra a radiação ultravioleta. Mas mesmo nos dias nublados, o sol continua emitindo raios UVA e UVB, ainda que você não perceba. Por isso, não deixe de passar protetor todos os dias, faça chuva ou faça sol!

Os efeitos do sol na pele são cumulativos e além das queimaduras, podem causar envelhecimento precoce, manchas, melasma e até câncer de pele. Na hora de escolher, dê preferência para os de FPS (fator de proteção solar) acima de 30 e evite ficar muito tempo no sol, principalmente entre os horários de 10 da manhã até as 16 da tarde.

7. Fazer uma esfoliação na pele a cada 15 dias

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Maybelline NY Brasil (@maybellinenybrasil) em

A esfoliação é um cuidado fundamental para remover as células mortas, deixar a pele mais macia e renovar a cútis. Por isso, procure fazer uma esfoliação no rosto a cada 15 dias! O passo a passo é bem simples: basta aplicar o produto esfoliante com movimentos suaves e circulares. Em seguida, é só remover com água.

Redação: Joanna Lopes