No mundo da beleza, muitas vezes as rígidas rotinas com inúmeras regras são necessárias para conseguir o visual desejado, mas nem sempre têm que ser seguidas à risca. Especialmente na maquiagem para os olhos, é possível apelar à criatividade e sair das linhas com efeitos bem inusitados e diferentes. Regras, nunca mais!
Regra #1 - Sombra azul é muito anos 1980
Para quem gosta de uma make bem discreta, uma sombra azul intensa pode ser algo bem ousado, mas não é por isso que a cor deve ser deixada de lado. Embora na década de 80 as cores bem vivas estivessem em alta, hoje em dia a irreverência voltou, e o azul bem vivo é um dos tons que mais favorece todas as tonalidades de olhos, além de ser tendência.
Regra #2 - Não abusar da máscara nos cílios inferiores
Se o objetivo é uma make bem natural, esta regra pode até ser válida, mas isso não significa que não se possa aplicar várias camadas de máscara nestes pelinhos. É tendência destacar os cílios inferiores, deixando-os bem pretos e separadinhos, bem ao estilo de Twiggy nos anos sessenta.
Regra #3 - Olho esfumado só deve ser usado na maquiagem de noite
Um mito de make clássico é o de que sombra escuras e o famoso smokey eye devem ser reservados a eventos noturnos. Um efeito mais suave pode ser conseguido com uma aplicação mais leve, mas mesmo um preto esfumado também pode entregar um efeito bem casual durante o dia.
Regra #4 - A cor das sobrancelhas deve ser idêntica à do cabelo
Vivemos uma época em que, na maquiagem, vale tudo, e a cada dia rompe uma nova tendência para embelezar os rostos das mais antenadas. O look de sobrancelhas mais claras ou mais escuras que o cabelo é super atual, e é perfeito para as mais ousadas que querem dar um toque de irreverência ao visual.
Regra #5 - Optar por dar destaque apenas aos olhos ou à boca
Longe vai o tempo em que, para fazer bonito na make, tinha que escolher que característica do rosto valorizar. Não tenha medo de fazer uma maquiagem de arrasar com um esfumado metalizado poderoso combinado com lábios coloridos bem glamourosos.
Regra #6 - Usar glitter na make apenas pontualmente
Uma outra concepção muito comum é a de que o pó ou sombra de glitter só devem ser usados em situações muito específicas, e pontualmente no rosto. Esqueça essa ideia e inove com o brilho no ossinho das bochechas, abaixo da sobrancelha ou mesmo marcando o côncavo.
Regra #7 - Não combinar a sombra com o batom
Se há uns anos, combinar o tom de make de olhos com o batom não estava na moda, hoje em dia é um dos looks que está causando mais sucesso tanto nas passarelas quanto entre as celebridades. Aposte em tons suaves como nude ou coral para uma make discreta, e se pretende ousar, invista nas tonalidades de ameixa.
Regra #8 - Aplicar o delineador apenas junto às linhas de cílios
Quem pensa que o delineador serve apenas para dar destaque à linha de cílios, engana-se. O produto, nas suas várias cores, pode ser usado também para criar efeitos bem gráficos ao redor dos olhos, entregando um look super moderno e diferente.