Acabe com as unhas frágeis: saiba o que causa o problema e como resolvê-lo

Conheça as causas do enfraquecimento das unhas e saiba como reverter o problema
Conheça as causas do enfraquecimento das unhas e saiba como reverter o problema

Dez em cada dez mulheres já devem ter sofrido com isso alguma vez na vida. Conviver com unhas fracas e quebradiças é um problema comum, mas nem por isso menos grave. Como as unhas refletem a saúde do nosso organismo, esses fatores são considerados sintomas que podem apontar para muitos lados, desde alimentação desregrada até algumas doenças mais sérias. Por sorte é preciso bem pouco para mudar o quadro e, com alguns cuidados a mais, é possível fazer a saúde voltar para as suas mãos.

Conheça as causas mais comuns

Sabia que até o contato muito frequente com a água pode causar o enfraquecimento das unhas? Quem está por trás da revelação é a dermatologista Carolina Stano, do Instituto da Pele, que explica que o sintoma pode vir também de alguns problemas de saúde mais graves, como alterações gastrointestinais, deficiência de algum nutriente ou doenças da tireoide, aquelas que podem não ser nada amigas da sua balança.

A manipulação excessiva das unhas também pode enfraquecer a área. Pode ser divertido trocar de esmalte toda hora, mas tente fazer isso no máximo uma vez por semana. Outro cuidado importante é reservar pelo menos um dia para deixar sua unha livre, leve e solta, já que sem esmalte ela respira melhor.

Fique atenta também à alimentação. Aquelas dietas loucas que prometem perda de peso em pouco tempo são ótimas armadilhas para deixar o organismo debilitado. "Esse tipo de dieta pode causar alterações não só nas unhas, mas também nos cabelos", revela Carolina. Em casos como esses, é necessário uma conversa com a sua nutricionista para descobrir quais elementos importantes estão faltando no seu prato.

Como reverter o problema e ter unhas mais fortes

Comece renovando o seu material: cada centavo valerá a pena, acredite. "Troque a clássica acetona por removedores que não contenham esse produto na fórmula e use bases fortalecedoras com cálcio e queratina", ensina a profissional. A hidratação é outro passo muito importante na hora de cuidar das unhas: quando estão ressecadas, a possibilidade de quebrar ou descolar é muito maior, fazendo a manicure durar pouco tempo. Para ajudar, procure produtos à base de ureia e lactato de amônio.

As mudanças precisam entrar para a rotina e incluem não retirar muito as cutículas para não deixar uma porta de entrada para fungos e bactérias. Produtos de limpeza como detergentes e cloro, também podem alterar a saúde das unhas, então invista nas luvas na hora da limpeza.