Além dos pincéis e esponjas, é preciso limpar todos os produtos de maquiagem? Descubra!

Você sabia que é importante limpar todos os produtos de maquiagem? Confira a matéria para entender! (Foto: Shutterstock)
Existem vários truques para limpar toda a maquiagem. Os batons, por exemplo, podem ser limpos com lenços umedecidos (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
Manter a limpeza da maquiagem em dia é importante para evitar o acúmulo de bactérias e deixar os produtos com cara de novos (Foto: Instagram @maybellinenybrasil)
Você sabia que é importante limpar todos os produtos de maquiagem? Confira a matéria para entender! (Foto: Shutterstock)

Você sempre limpa seus pincéis de maquiagem, certo? (Se ainda não faz isso, clique nessa matéria aqui para aprender porque isso é tão importante!) Mas você sabia que também é importante limpar os produtos de make, como batons, pós e outros? Sim: se você quer manter suas maquiagens sempre novinhas e sem risco de acumular bactérias, é melhor passar a ter esse hábito. Confira mais detalhes!

Além dos pincéis, produtos também podem acumular bactérias e germes

Quando se fala em limpeza da maquiagem, os pincéis e esponjas são os primeiros que vêm à cabeça - mas eles não são os únicos que precisam de atenção. As máscaras de cílios, sombras, embalagens de batons, e até mesmo a necessáire onde são guardados também precisam ser devidamente limpos - de preferência, de 15 em 15 dias.

O motivo para esse cuidado é evitar que a maquiagem acabe virando uma colônia de bactérias e germes, já que os resíduos do próprio produto e a poeira do dia a dia podem ir se acumulando até gerarem o problema. Além disso, quem não quer ficar com a coleção de make sempre novinha e linda? Por isso, vale reservar um tempo para deixar tudo organizado e bem limpo, como se ainda fossem novos.

Aprenda truques simples para limpar a maquiagem:

Já entendeu que é importante limpar toda a maquiagem, mas não tem ideia de como fazer com cada produto? Calma! A gente te ensina o truque ideal para cada caso:

Produtos em pó: para manter a higiene dos produtos em pó - como as sombras e blush -, a dica é borrifar um pouco de álcool em spray e, em seguida, passar um lenço de papel por cima.

Batons, máscara de cílios, lápis e delineador: para limpar qualquer produto que fique envolto por uma embalagem, a dica é contar com a ajuda dos lenços umedecidos! Na hora de usá-lo, tenha o cuidado de tirar todos os resíduos que ficam nos cantinhos - principalmente, no caso do círculo ao redor dos batons e das escovinhas das máscaras de cílios.

Necéssaire de maquiagem: a bolsinha onde você guarda todos os produtos de make não pode ser esquecida na hora da limpeza - já que, estando suja, poderá comprometer tudo o que tem ali dentro. Para limpá-la de maneira rápida e prática, a dica é usar removedor de maquiagem com lenço descartável ou os próprios lencinhos demaquilantes. Se desejar, também pode aplicar um pouco de álcool em spray para finalizar.

Apontador de make: o apontador é um dos produtos que mais fica sujo, não é? Mas dá para resolver o problema sem dor de cabeça! Primeiramente, comece tirando todas as sujeiras com um cotonete; depois, molhe a pontinha dele em um demaquilante líquido e passe bem em todos os compartimentos para eliminar os resíduos.

Redação: Nívia Passos