Alicate, removedor de cutículas ou apenas hidratante? Conheça as diferentes formas de tratar as cutículas das unhas

Alicate, hidratante ou removedor de cutículas? Escolha a melhor opção para fazer suas unhas! (Foto: Shutterstock)
A prática de remover a cutícula com alicate garante um acabamento mais bonito, mas pode ser prejudical por deixar a unha sem proteção  (Foto: Shutterstock)
Quem não quer remover as pelinhas com alicate pode recorrer à hidratação ou usar removedor de cutículas (Foto: Shutterstock)
Alicate, hidratante ou removedor de cutículas? Escolha a melhor opção para fazer suas unhas! (Foto: Shutterstock)

Cutícula levantada é um dos maiores incômodos quando o assunto é unha. Mesmo quando o esmalte poderoso da semana continua impecável, sem nenhuma parte lascadinha, difícil encontrar uma esmaltemaníaca que não se incomode quando os pelinhos começam a ficar evidentes. Mas você sabia que recorrer ao alicate não é a única maneira de resolver o problema? Além dele, também dá para apostar no hidratante e no produto removedor de cutículas. Confira a matéria para saber mais sobre essas três possibilidades e decidir qual delas é a melhor para você!

A prática de remover as cutículas garante acabamento impecável, mas exige cuidados

O hábito de retirar as cutículas é muito comum entre as brasileiras - e o motivo para o alicate ser o método queridinho é bem fácil de entender: o acabamento impecável das unhas! Por retirar por completo essas pelinhas ao redor da pontinha dos dedos, fica bem mais fácil exibir um visual bonito e livre de qualquer imperfeição. Mas, como as cutículas têm a função de proteger as unhas de bactérias, vírus e fungos, quem não abre mão dessa prática precisa tomar muito cuidado para não acabar prejudicada com nenhum dano.

Além de estar com o alicate sempre bem amolado para reduzir as chances de ficar com machucadinhos nos dedos, também é muito importante ter um acessório individual e não compartilhá-lo com mais ninguém - principalmente, se você faz a unha em um salão. Por mais que seja feita uma esterilização do objeto, é melhor pecar pelo excesso para não ter nenhum problema indesejado. Outra dica é não descuidar da hidratação das cutículas, já que elas acabam entrando em um círculo vicioso e podem se destacar rapidamente quando começam a crescer.

Hidratação mantém a proteção das unhas afinando as cutículas

Por mais que a prática de retirar a cutícula ainda seja a mais comum, muitas esmaltemaníacas já estão preferindo um método mais prático e natural na hora de fazer as unhas: a troca do alicate pela hidratação caprichada! Além de economizar o tempo e facilitar a vida de quem não tem muita habilidade para remover as pelinhas, essa alternativa também tem a importante vantagem de preservar a proteção da ponta dos dedos.

Para ajudar quem quer adotar esse hábito, existem produtos específicos que devem sempre ser aplicados nas cutículas antes da etapa da esmaltação. Com eles, esses pelinhos vão ficando cada vez mais finos, quase invisíveis - e, com uma boa frequência de hidratação, também têm a chance de ficarem bem alinhados e sem peles levantadas por muito mais tempo.

Removedor de cutículas amolece e remove parte da pele ao redor da unha

Além da hidratação, também existe outro produtinho perfeito para quem quer remover toda a pele ao redor da unha sem usar alicate: o removedor de cutículas! Bem parecido com o hidratante, ele também tem a função de amolecer a região; mas, em vez de apenas deixar a cutícula quase invisível, ele consegue retirar boa parte dela com a ajuda de uma espátula.

Embora não tire toda a pele, como faz o alicate, já dá para perceber que essa é a opção perfeita para quem quer o melhor dos dois mundos, certo? Mas, na hora da aplicação, é importante ter o cuidado de aplicar o removedor diretamente na cutícula e evitar seu contato com a unha para que ela não acabe enfraquecida.