Amolecer cutículas com água pode ressecar as unhas e fazer o esmalte descascar: saiba como evitar

 As unhas absorvem água e podem encolher, o que leva ao ressecamento

As unhas absorvem água e podem encolher, o que leva ao ressecamento

Sabe aquele hábito bastante comum de deixar as unhas de molho num recipiente para a cutícula amolecer? Essa prática, feita pela maioria das manicures brasileiras, parece ser a forma mais rápida e simples de deixar a película pronta para ser retirada. A técnica, no entanto, pode levar o esmalte a descascar mais rápido e, em situações mais delicadas, deixar as unhas frágeis e ressecadas.

Isso porque, ao mergulhar os dedos na água - seja em temperatura fria ou morna - as unhas absorvem o líquido e incham. "As unhas podem se contrair e encolher para trás, e quando elas secam, podem lascar. Não molhá-las garante que a manicure dure mais tempo", explicou o proprietário do Estúdio Van Court de Nova York, Ruth Kallens, em entrevista à Revista americana Allure. De acordo com Kallens, as manicures de seu salão têm substituído a água por esfoliantes de açúcar aplicado com escovinhas secas. Em seguida, lixar levemente faz com que as unhas não descasquem.

Para as adeptas do potinho de água, é preciso deixar as unhas secarem naturalmente antes de aplicar o esmalte

Para muitos profissionais, porém, é uma questão de preferência das duas partes. A manicure Marlene Vanderhoef do Haven Spa de Nova York disse em entrevista à Allure que prefere usar a água para amolecer as cutículas, mas garante que espera as unhas secarem antes de aplicar o esmalte. "A maioria das nossas clientes prefere não tirar as cutículas e o processo de imersão permite um melhor controle para empurrá-las. E para aquelas que gostam de retirar a película, a água ajuda a aparar de forma mais limpa e completa. A etapa de imersão é rápida e dou um tempo para as unhas secarem", explicou.

Água pode ser substituída por amolecedores de cutícula ou cremes hidratantes comuns

Quem sofre com unhas fracas e quebradiças e acha que esse hábito pode ajudar no problema, a dica é optar por cremes amolecedores de cutículas ou até mesmo um hidratante corporal ou de mãos. Basta aplicar o produto nos dedos e massagear as unhas durante alguns minutos. Para quem gosta somente de empurrar as cutículas para trás, esse processo já é suficiente. É importante ressaltar que usar removedores com acetona e expor as unhas ao excesso de água quente, por exemplo, podem influenciar na desidratação.