Aprenda a afinar o rosto com truques de maquiagem

Ajustar o contorno do rosto depende de uma maquiagem com jogo de luzes, que pode ser feita com duas bases de tons diferentes ou sombra marrom opaca
Ajustar o contorno do rosto depende de uma maquiagem com jogo de luzes, que pode ser feita com duas bases de tons diferentes ou sombra marrom opaca

Afinar o nariz, diminuir a testa ou deixar o rosto mais magro - todo mundo quer mudar alguma coisinha. Longe do mundo das cirurgias plásticas, a maquiagem é uma aliada poderosa nessa missão e consegue efeitos surpreendentes. Tudo isso com um simples jogo de luz e sombra em que a regra é iluminar seus pontos fortes e escurecer as zonas que você quer diminuir.

O truque fica ainda mais perfeito em fotografias, então não pense duas vezes antes de colocá-lo em prática para aquele evento super importante onde você sabe que será fotografada.

Escurecer e iluminar: como conseguir os dois efeitos

Para fazer alguma área aparecer, se jogue no iluminador. Usado na quantidade certa, ele pode dar destaque à áreas como a pontinha do nariz, arrebitando a área. A base de todo dia também pode ajudar, mas precisa estar em dois tons diferentes - um deles acima da sua cor. O primeiro vai ser ser usado normalmente e o segundo vai afinar as áreas escolhidas.

Há quem defenda que uma sombra marrom opaca faz melhor esse trabalho de disfarçar áreas ingratas, mas Débora Rocha, maquiadora do salão Walter's Coiffeur no Leblon, não concorda: "Gosto de trabalhar com os dois tons de base e usar a sombra só para as laterais do nariz. O acabamento em todo o rosto é muito mais natural", explica.

O blush sem brilho também pode ajudar quando a intenção é "emagrecer" as bochechas. Para a função, eleja os tons de pêssego e bronze, mais escuros e marcantes.

Esfumar é essencial para um efeito natural

Para afinar o rosto e ainda parecer que perdeu uns quilinhos sem esforço, já que a aparência fica mais magra, marque em diagonal aquela parte óssea que fica embaixo das maçãs. Se o seu problema é com bochechas gordinhas, aplique o blush na mesma região de sempre, mas com um movimento diagonal, mais puxado para o vertical que para o horizontal. Segundo Débora, diminuir a testa é o truque campeão de pedidos entre as clientes: "disfarce passando a base mais escura próxima à raiz dos cabelos e iluminando o centro", ensina.

Para a maquiadora, o pior erro que pode ser cometido com esses truques é marcar a área errada ou exagerar na quantidade de produto, então depois de passar o pigmento, esfume bastante com movimentos circulares até fazer uma fusão natural no rosto.