Aprenda a afinar o rosto com truques de maquiagem

Ajustar o contorno do rosto depende de uma maquiagem com jogo de luzes, que pode ser feita com duas bases de tons diferentes ou sombra marrom opaca

Afinar o nariz, diminuir a testa ou deixar o rosto mais magro - todo mundo quer mudar alguma coisinha. Longe do mundo das cirurgias pl?sticas, a maquiagem ? uma aliada poderosa nessa miss?o e consegue efeitos surpreendentes. Tudo isso com um simples jogo de luz e sombra em que a regra ? iluminar seus pontos fortes e escurecer as zonas que voc? quer diminuir.

O truque fica ainda mais perfeito em fotografias, ent?o n?o pense duas vezes antes de coloc?-lo em pr?tica para aquele evento super importante onde voc? sabe que ser? fotografada.

Escurecer e iluminar: como conseguir os dois efeitos

Para fazer alguma ?rea aparecer, se jogue no iluminador. Usado na quantidade certa, ele pode dar destaque ? ?reas como a pontinha do nariz, arrebitando a ?rea. A base de todo dia tamb?m pode ajudar, mas precisa estar em dois tons diferentes - um deles acima da sua cor. O primeiro vai ser ser usado normalmente e o segundo vai afinar as ?reas escolhidas.

H? quem defenda que uma sombra marrom opaca faz melhor esse trabalho de disfar?ar ?reas ingratas, mas D?bora Rocha, maquiadora do sal?o Walter's Coiffeur no Leblon, n?o concorda: "Gosto de trabalhar com os dois tons de base e usar a sombra s? para as laterais do nariz. O acabamento em todo o rosto ? muito mais natural", explica.

O blush sem brilho tamb?m pode ajudar quando a inten??o ? "emagrecer" as bochechas. Para a fun??o, eleja os tons de p?ssego e bronze, mais escuros e marcantes.

Esfumar ? essencial para um efeito natural

Para afinar o rosto e ainda parecer que perdeu uns quilinhos sem esfor?o, j? que a apar?ncia fica mais magra, marque em diagonal aquela parte ?ssea que fica embaixo das ma??s. Se o seu problema ? com bochechas gordinhas, aplique o blush na mesma regi?o de sempre, mas com um movimento diagonal, mais puxado para o vertical que para o horizontal. Segundo D?bora, diminuir a testa ? o truque campe?o de pedidos entre as clientes: "disfarce passando a base mais escura pr?xima ? raiz dos cabelos e iluminando o centro", ensina.

Para a maquiadora, o pior erro que pode ser cometido com esses truques ? marcar a ?rea errada ou exagerar na quantidade de produto, ent?o depois de passar o pigmento, esfume bastante com movimentos circulares at? fazer uma fus?o natural no rosto.


Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.