Aprenda a disfarçar espinhas com maquiagem

Espinhas podem ser camufladas com maquiagem, basta saber como escondê-las com alguns truques simples
Espinhas podem ser camufladas com maquiagem, basta saber como escondê-las com alguns truques simples

Nada é pior do que acordar de manhã e se deparar com aquela espinha enorme no rosto. Mas antes de se precipitar e espremê-la - o que vai agravar ainda mais a situação - é possível usar a maquiagem como aliada para camuflar o inconveniente. A acne está ligada aos hormônios sexuais, e por isso começa a aparecer na adolescência. Esses hormônios estimulam a produção de sebo, por isso, a pele deve ser preparada normalmente, com o primer e a base no tom ideal para a pele. De acordo com o maquiador, os produtos com efeito acetinado têm uma cobertura melhor para as espinhas, mas ainda assim não são capazes de escondê-las por completo: "o que vai fazer a espinha desaparecer mesmo é o corretivo. A base ajuda a camuflar, mas não vai esconder totalmente", afirmou.

Após o passo a passo inicial, aplique o corretivo cor da pele em torno da acne, dando leves batidinhas com a ponta do dedo. É importante ter cuidado para não ferir a pele, já que a área da espinha está inflamada e, consequentemente, mais sensível. Aplique uma camada fina de corretivo também sobre a acne. O produto vai ajudar a igualar a cor da pele, mas é preciso ficar atenta para não deixá-la ainda mais alta e aparente. "Se a espinha estiver vermelha, aplique um corretivo verde e depois um da cor da pele", ensina Mauricio. Os corretivos coloridos usam a lógica do círculo cromático, que diz que cores complementares se neutralizam, por isso o verde ajuda a disfarçar acnes avermelhadas.

O maquiador afirmou ainda que o melhor corretivo para a camuflagem de espinhas é o em bastão. Para finalizar a make e garantir uma pele impecável, aplique um pó compacto com a ajuda de um pincel grosso. O produto ajuda a fixar melhor a maquiagem e ainda mantém a pele mais sequinha. O pó compacto, no entanto, deve ser passado com leves pinceladas em todo o rosto, com cuidado para que o impacto não acabe removendo o corretivo.

Água gelada ajuda a diminuir o inchaço e a vermelhidão

Se há tempo sobrando antes de iniciar a maquiagem, vale investir em uma compressa com água gelada antes de começar o passo a passo para camuflar as acnes. A temperatura baixa ajuda a acalmar a área problemática e desinflamar a espinha, diminuindo assim o inchaço e a vermelhidão típicos da acne. O ideal é limpar bem o rosto com água e sabonete específico para seu tipo de pele e deixar a compressa sobre a espinha durante alguns minutos. Com a área menos inchada, a espinha ficará menos aparente após aplicar a maquiagem.