Aprenda a fazer o contorno do rosto usando apenas corretivo

É possível reproduzir as técnicas de contorno e iluminação usando apenas dois tons diferentes de corretivo
É possível reproduzir as técnicas de contorno e iluminação usando apenas dois tons diferentes de corretivo

Kim Kardashian popularizou o estilo e, desde então, as mulheres passaram a não abrir mais mão das técnicas de contorno e iluminação na hora de preparar uma produção bem elaborada. Este tipo de maquiagem define a estrutura natural do rosto, realçando os traçados de maior destaque e disfarçando as pequenas imperfeições através de um jogo de luzes e sombras criado com produtos claros e escuros. Base e iluminador costumam ser os itens mais usados para conseguir o efeito, porém, é possível conseguir o mesmo resultado com um pouco de habilidade e apenas dois tons de corretivo.

Técnicas de contorno e iluminação realçam as melhores áreas do rosto


Os tutoriais que ensinam a fazer o contorno do rosto frequentemente necessitam de muitos passos e ferramentas diferentes, o que exige certa habilidade e nem sempre resulta em um efeito natural. A boa notícia é que é possível definir os traços da face de uma maneira muito mais rápida e fácil, ideal para ser posta em prática no dia a dia ou naquelas ocasiões em que não há muito tempo para se produzir.

Tendo em mãos dois corretivos - o primeiro cerca de uma ou duas tonalidades mais clara que a pele e o segundo dois tons mais escuro - e um pincel para esfumar, é possível iluminar determinadas regiões estratégicas e contornar aquelas que se deseja disfarçar em apenas cinco minutos. Escolha os itens de sua preferência, mas tenha certeza de que sua consistência é leve o suficiente para ser bem espalhada.

Combinação de corretivo claro e escuro proporciona efeito de contorno


Comece com o corretivo mais escuro. Para determinar o local correto de aplicação, encolha suas bochechas e passe o item justamente na área que estiver afundada, na altura das orelhas. Aplique o corretivo escuro ainda abaixo do queixo, ao longo da linha do maxilar e nas laterais do nariz. Desta forma, as sombras criadas artificialmente darão a impressão de que estas regiões estão mais finas e estreitas.

Em seguida, aplique o corretivo mais claro na área logo abaixo dos olhos, no osso do nariz, no centro do queixo e da testa e logo acima dos lábios, no local conhecido como "arco do cupido". Ao iluminar estes pontos, eles ganharão mais destaque na expressão do rosto. Finalize esfumando tanto o corretivo escuro quanto o claro com um pincel adequado e aplique sobre a pele um pó translúcido.