Aprenda a maneira correta de lixar as unhas para evitar quebras

Lixar as unhas da maneira correta ajuda a evitar a quebra

Lixar as unhas pode parecer uma tarefa simples, mas qualquer erro pode deix?-las tortas ou curtas demais, acabando com a harmonia nas m?os. Al?m de deixar o formato das unhas mais bonito, lixar serve tamb?m para remover impurezas e c?lulas mortas. Mas, lixar de maneira incorreta pode provocar a quebra e a descama??o das unhas, por isso, esta ? uma das partes mais importantes para uma manicure perfeita.

"Nossas unhas t?m tr?s camadas: uma profunda e mais fina, que recobre o leito; uma intermedi?ria, que d? volume; e uma superficial, que reveste a placa como um todo e ? composta por c?lulas desvitalizadas. ? importante evitar o movimento de "vai-e-vem" durante o processo. O ideal ? lixar em apenas um sentido, evitando que as camadas que comp?em nossas unhas sejam separadas", explica a dermatologista Bianca Bretas, da Cl?nica Paula Bellotti.

Unhas devem ser lixadas sempre na mesma dire??o

As unhas devem ser lixadas sempre na mesma dire??o, em movimentos das extremidades ao centro, retornando ao ponto de partida at? obter a forma desejada. Dessa forma, a lixa sela a ponta da unha, deixando-a mais lisa e evitando o aparecimento de lascas e fissuras. A t?cnica ? mais demorada, mas o ganho na qualidade e resist?ncia das unhas ? maior. Passar a lixa em "vai e vem" pode fazer com que as unhas rachem, descamem e at? mesmo quebrem.

Por conta da fragilidade da anatomia das unhas, as lixas devem ser adequadas. "As lixas utilizadas devem ser macias e delicadas. Lixas muito ?speras podem fazer com que as camadas se separem", comenta Bianca. Quando isso acontece, se formam fissuras que deixam as unhas mais suscet?veis a rupturas e quebras. "Devemos evitar lixar tamb?m a superf?cie da unha, pois isso causa o desgaste da l?mina, fazendo com que ela fique mais fr?gil e quebradi?a", afirma a dermatologista.

Formato ajuda a diminuir risco de quebra

Quem costuma deixar os dedos de molho para amolecer as cut?culas deve ter o h?bito de lixar as unhas antes. "Unhas ?midas quebram com mais facilidade e tem mais risco de contrair onicomicose", explica Bianca. Para evitar alergias e infec??es tamb?m ? essencial usar apenas a sua pr?pria lixa. "? muito importante n?o compartilhar lixas de unha, pois elas podem estar contaminadas por bact?rias e fungos que causam micose e infec??es", completa a profissional.

Quanto ao formato das unhas, vale escolher o seu preferido e que mais valoriza suas m?os. Mas, quem quer evitar o risco de quebras e lascas pode apostar no formato ovalado, ideal para unhas fracas. J? para os p?s, a melhor op??o ? o formato quadrado, que diminui o encravamento, pois faz com que haja menos chances da unha entrar pela pele do canto do dedo ao caminhar.

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.