As unhas crescem mais rápido no verão? Descubra!

O crescimento das unhas é regular ao longo de todo o ano, se a saúde do corpo estiver em dia (Foto: Getty Images)
No Brasil, é possível garantir uma produção saudável de vitamina D o ano todo, o que faz com que as unhas cresçam de modo regular (Foto: Pixelformula)
Fatores hormonais e metabólicos são responsáveis pelo retardamento do crescimento da unha (Foto: Pixelformula)
Manter uma alimentação balanceada é chave para garantir uma velocidade regular de crescimento de unhas (Foto: Pixelformula)
O crescimento das unhas é regular ao longo de todo o ano, se a saúde do corpo estiver em dia (Foto: Getty Images)

Você já ouviu dizer que as unhas crescem mais rápido no verão? Quando o assunto é o cuidado e manutenção da saúde das unhas, existem muitas crenças que nem sempre estão corretas. Há diversos fatores que interferem no seu crescimento, como genética, alterações hormonais e até problemas de saúde. A dermatologista Mariana Marteleto desmistifica esta e outras questões e explica que a estação do ano não interfere nisso, pelo menos no Brasil. Entenda!

Dermatologista afirma que crescimento das unhas é regular ao longo de todo o ano

Acredita-se que as unhas cresçam 3 milímetros por mês, mas quem é fascinada por unhas grandes muitas vezes quer acelerar o passar dos dias para vê-las maiores e mais rápido. Mas mesmo com a pressa, não tem jeito, é preciso esperar. E engana-se quem tem a impressão de que no verão, o tamanho delas aumenta. Segundo a dermatologista Mariana Marteleto, que nada muda quando a exposição solar é regular, pois a produção de vitamina D, essencial para o desenvolvimento também dos cabelos, permanece a mesma. "Uma pessoa saudável, com um nível normal de vitamina D ao longo de todo o ano, não mostra variação de crescimento de unha no verão. O crescimento é o mesmo, caso não haja algum fator que interfira"

As fãs do comprimento mais longo também não precisam temer a chegada do inverno, já que indepentende da estação do ano, a posição do Brasil no planeta favorece uma incidência de sol intensa em todos os 12 meses. "O crescimento da unha envolve várias questões e claro que a produção de vitamina D é uma delas", esclarece a dermatologista. "No entanto, a gente vive num país tropical e a exposição solar intensa acontece ao longo do ano inteiro", continuou.

Fatores hormonais e metabólicos interferem no crescimento das unhas

Embora a deficiência de vitamina D seja um deles, existem outros fatores que interferem na velocidade do crescimento da unha. O envelhecimento é um deles."A idade é importante já que, ao longo dos anos, o nosso metabolismo vai diminuindo e isso também contribui para que as unhas tenham um crescimento mais lento, afirmou Mariana.

Com o passar dos anos, é natural que as unhas demorem mais a crescer, mas é preciso estar atenta também à saúde. "Alterações hormonais, como problemas na tireóide, também interferem no processo, bem como algumas doenças metabólicas, como diabetes". Para que as suas unhas sempre cresçam a uma velocidade normal, a dermatologista aconselha a manter uma alimentação balanceada. "Isso é essencial para garantir a ingestão de todos os nutrientes necessários", explicou.