Automaquiagem para iniciantes: o que comprar para montar uma nécessaire básica e completa

Descubra quais são os produtos que não podem faltar na sua nécessaire! (Foto: Instagram @mirelamua)
Para fazer a maquiagem básica do dia a dia, você não precisa de muitos produtos na nécessaire (Foto: Instagram @ericafmstyle)
O preparo da pele não pode ser deixado de lado na hora de maquiagem (Foto: Instagram @princess.kaae_)
Descubra quais são os produtos que não podem faltar na sua nécessaire! (Foto: Instagram @mirelamua)

Geralmente, todo mundo que é iniciante no mundo da maquiagem tem a mesma dúvida: quais são os produtos que devem ser comprados na hora de montar uma nécessaire funcional para o dia a dia. Além disso, quais são os melhores formatos para quem não tem tanta prática de aplicar diferentes produtos conseguir criar o costume e ficar ainda mais bonita, dominando a arte da automaquiagem? Para resolver essas questões na vida de quem não faz a menor ideia de por onde começar, nós preparamos uma lista que vai te dar todas as opções necessárias para uma make prática: dá uma olhada! 

1) Tudo começa com a base

O primeiro produto que você precisa ter na nécessaire é a base. Ela deve ser aplicada diretamente na pele e serve para uniformizar a tonalidade do seu rosto, além de começar a esconder algumas manchas e marcas. Para acertar a tonalidade, você vai precisar testar um pouco das suas opções na linha do maxilar: o que sumir na sua pele é o ideal.

2) Continue a pele com o corretivo

Para disfarçar olheiras, marcas mais pontuais de espinhas ou outras manchas do rosto, você vai precisar do corretivo. Assim como a base, o ideal é que ele seja exatamente da cor da sua pele, mas você também pode usar um ou dois tons mais claros ou mais escuros se quiser se aventurar nos contornos, por exemplo — tudo é uma questão de treino. 

3) O pó compacto é responsável por selar tudo

Finalizando a preparação da pele, você também vai precisar de um pó compacto — principalmente se tiver tendência à oleosidade. Ele deve ser da mesma cor da base e do corretivo e serve para selar a maquiagem, garantindo um acabamento matificado. O pó compacto pode ser reaplicado ao longo do dia se você achar que há necessidade de controlar o brilho do rosto

4) Sombra ou lápis para sobrancelha: os aliados do olhar marcante

Não adianta fugir: mesmo no dia a dia, sua maquiagem só vai estar completa se as sobrancelhas estiverem delineadas e preenchidas. Para isso, você vai precisar de um lápis ou de uma paleta de sombras específicas para isso. O ideal é evitar as sombras utilizadas nas pálpebras porque, nas sobrancelhas, elas precisam estar em harmonia com a sua cor de cabelo e o seu tom de pele. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ashley Kayla (@ashleykaylamakeup) em

5) Aposte no blush para garantir a sensação de saúde no rosto

Depois que a pele é preparada com base, corretivo e pó, você vai precisar de uma cor para simular o coradinho das bochechas e é aí que o blush entra. Ele deve ser aplicado levemente e precisa ser bem esfumado para não ficar muito marcado. Lembre-se o ideal é simular a coloração natural do seu rosto, nada além disso.

6) Use a máscara de cílios para finalizar o olhar

Para a make prática do dia a dia, tudo o que você vai precisar nos olhos é da máscara de cílios. Na hora de comprar, basta escolher o efeito que você gosta mais: alongadora ou volumosa. Os acabamentos também podem variar: os modelos laváveis são perfeitos para quem tem os olhos mais sensíveis e gostam da praticidade de poder retirar a make com facilidade. Já as versões à prova d’água são perfeitas para quem precisa de longa duração sem se preocupar com possíveis borrões ao longo do dia. 

7) O batom completa qualquer produção

Na make básica, o batom é o que dita o tom e a personalidade da produção. Geralmente, as cores mais neutras, como os nudes, costumam fazer mais sucesso porque são mais fáceis de usar em diferentes programas, mas se você gosta de dar uma ousada, só vai ter uma nécessaire completa sem um batom vermelho — fica a dica. 

Bônus: além desses produtos, você também vai precisar de alguns pincéis

Se você vai começar a nécessaire do zero, com certeza também vai precisar de alguns pincéis que vão te ajudar a aplicar, pelo menos, a base, o corretivo, o pó compacto, a sombra para sobrancelhas e o blush:

- para a base, aposte no pincel kabuki: ele tem as cerdas retinhas e é perfeito para aplicar a versão líquida do produto (faça movimentos circulares no rosto todo para um acabamento suave);

- para o corretivo, você pode usar o pincel língua de gato: mesmo que você aplique o corretivo com a embalagem do produto, vai precisar espalhar com um pincel para garantir um acabamento natural. O língua de gato é achatadinho e deve ser usado com batidinhas. Para espalhar o corretivo você também pode usar uma esponjinha em formato de gota, como um beauty blender;

- para o pó compacto, escolha um pincel de cerdas grandes: para facilitar a aplicação no rosto todo, o pincel para pó compacto deve ser grande e ter as cerdas arredondadas e maleáveis;

- para a sobrancelha, use um pincel escovinha e um chanfrado: na hora de usar a sombra para sobrancelha, você vai precisar, primeiro pentear os fios e, depois, o aplicar o produto com um pincel de detalhe. As melhores opções para esse momento são, certamente, o escovinha e o chanfrado;

- para o blush, um outro modelo de pincel chanfrado: o pincel para blush é parecido com o usado para o pó compacto, mas deve ser menor. Você pode usar a versão arredondada e tradicional, mas a versão chanfrada te ajuda a acertar melhor o ângulo da aplicação.

Redação: Ariel Cristina Borges