Banheiro não é lugar de maquiagem! Saiba onde guardar seus produtos

Guardar a maquiagem no banheiro pode aumentar a contaminação de fungos e bactérias, prejudicando a qualidade dos produtos
Guardar a maquiagem no banheiro pode aumentar a contaminação de fungos e bactérias, prejudicando a qualidade dos produtos

Nos corações das meninas mais vaidosas a maquiagem já garantiu um lugar todo especial, mas nas casas, os produtinho também precisam de um espaço dedicado somente para o seu cuidado. Mas não basta encontrar um cantinho vazio para já correr e montar seu arsenal de beleza. Cada potinho e embalagem de make precisa ser armazenados em lugares secos, frescos e arejados, por isso ambientes como o banheiro estão fora de questão quando o assunto é manter a textura e durabilidade da maquiagem.

Guardar a maquiagem em lugares úmidos pode diminuir sua vida útil

É muito comum ver as mulheres guardando os seus produtinhos de make no armário do banheiro, já que sempre tem um espaço sobrando por lá. Mas por ser um ambiente instável, com a presença de muita umidade e calor, que podem atingir diretamente as tão amadas maquiagens, ele não é o mais recomendado. "O ambiente do banheiro pode ser úmido e contaminado, e isso pode facilitar a proliferação de bactérias e fungos. Como, especialmente, as maquiagens em pó não têm frascos mais herméticos, e os pincéis ficam mais expostos, isso fica mais evidente", explicou a cosmetologista Maria Inês Harris.

As alterações nos produtos guardados em ambientes úmidos podem ser notadas logo pela aparência da maquiagem. "A primeira alteração que a umidade pode provocar no produto é fisica: formar aglomeados, empedrar. Outra consequência é que se facilita a proliferação de microsrganismos. Uma terceira consequência é que, havendo água, alguns componentes podem se solubilizar e começar a reagir (o que quase nao aconteceria no estado sólido), e assim a estabilidade do produto seria comprometida", alertou a cosmetologista.

O calor também pode ser um grande inimigo da qualidade da maquiagem, intensificando ainda mais os riscos da umidade. "O calor piora a situação da umidade na maquiagem, pois facilita a solubilização de componentes além de também fundir (derreter) alguns dos componentes, podendo quebrar misturas e emulsões, etc", explicou a especialista Maria Inês Harris.

Usar maquiagem armazenada inadequadamente pode ser prejudicial para a pele

O armazenamento inadequado dos produtos de make pode antecipar ainda a sua vida útil, deixando-os impedidos para o uso muito antes do que aqueles que foram guardados da maneira certa. Aplicar a maquiagem contaminada também pode ser bem perigoso, já que ela pode ser grande causadora de irritações e alergias na pele, então é melhor ficar alerta antes de passar os produtos no rosto.

Descubra a maneira ideal de armazenar os produtos de maquiagem

Com os banheiros já descartados da lista de possíveis lugares para guardar a maquiagem, sempre surge a dúvida da maneira ideal para armazenar os produtos. A maquiagem precisa ser guardada em lugares secos, frescos e arejados, por isso é importante encontrar lugares dentro da casa onde não tenha muita umidade nem radiação solar direta.

Guardar os produtos em caixas de plástico ou maletas específicas que possam ser depositadas em armários ou gavetas é uma boa pedida. Prateleiras e penteadeiras presentes no quarto também são uma ótima opção para deixar a maquiagem segura e com fácil acesso na hora da produção.