Base de maquiagem: 7 coisas para levar em conta antes de escolher a ideal para você

Dúvidas ao comprar a base de maquiagem? Confira 7 coisas para levar em conta antes de escolher! (Foto: Instagram @stylefeen)
Ao testar a base de maquiagem na parte da mandíbula, uma dica é esperar uns minutinhos para o produto secar e entregar a cor certa (Foto: Instagram @elizabethrsawatzky)
Pensar na proposta da base que você precisa também é uma dica legal: se ela for pra festa, escolha as de alta cobertura; se for para o dia a dia, as basesa mais fluidas e de média cobertura dão um help (Foto: Instagram @therealkamie)
Dúvidas ao comprar a base de maquiagem? Confira 7 coisas para levar em conta antes de escolher! (Foto: Instagram @stylefeen)

Escolher a base perfeita não precisa ser um drama! Por ser o produtinho que deixa a pele impecável, lisa e sem nenhuma imperfeição, é natural que muita gente tenha um pouquinho de indecisão na hora de escolher a fórmula, a cor e o acabamento ideal. Maas, pra te deixar expert nesse momento e evitar fazer um look muito mais claro ou escuro, o TSM está aqui pra te ajudar com 7 coisas que você deve considerar antes de comprar a sua base!

1. Não se limite a 1 tom: separe 3 cores de base para experimentar

Se é a quantidade de cores na prateleira que te deixa confusa, pode ficar tranquila: as bases costumam ser divididas por tom de pele - claro para as donas de pele mais branquinha, médio para as morenas e escuro para as negras. A dica é separar cerca de 3 tons que sejam parecidos com a cor do seu rosto. Um truque legal é pegar uma base mais puxada para o rosa e outra para o amarelo, para conferir qual garante o aspecto mais natural.

2. Você vai precisar de alguns minutinhos para a base oxidar

Um detalhe pra levar em conta na hora de escolher a base perfeita é que você vai precisar de minutinhos extras na hora do teste. Por isso, nada de pressa! É preciso esperar a base secar para conferir como ela se "comporta" na sua pele, já que a fórmula do produto pode mudar levemente de cor depois de uma espécie de reação do cosmético com o ar. Aplique as 3 cores na parte da mandíbula, dê uma volta pela loja ou farmácia, procure uma luz mais natural possível e confira a que ficou mais parecida!

3. Confira se a base tem fundo amarelo ou rosado

Outro ponto a se levar em conta na hora de comprar a base é ter a certeza se a cor combina com o seu fundo de pele, que pode ser quente ou frio. As bases puxadas para o amarelo combinam com fundo quente, enquanto as rosadas se encaixam melhor com fundo frio.

Se você não sabe seu subtom só pelo "olhômetro", há um truque simples para descobrir: se as suas veias são mais esverdeadas, o fundo é amarelado, ou seja, quente. Se as veias são mais azuladas, o subtom é rosado, ou seja, frio.

4. Pense na proposta do acabamento da base

Você está atrás de uma base para o dia a dia? Ou quer comprar uma base para usar em festas e makes elaboradas? Levar em conta os momentos que você pretende usar o produto e o acabamento que você deseja é uma dica superútil na hora de escolher a sua.

Geralmente, bases para maquiagens de festa precisam ter uma cobertura de média a alta, para durarem mais tempo e esconderem tooodas as imperfeições. Agora, se você quer uma base pro dia a dia, para usar no trabalho, na faculdade ou em ocasiões menos formais, as bases mais fluidas e de cobertura média podem te dar um help.

5. Considere também o seu tipo de pele

Além de levar em conta o acabamento da base, também é legal considerar o seu tipo de pele! As bases de textura bem cremosa e efeito levemente brilhoso, por exemplo, se encaixam melhor nas peles secas porque evitam o aspecto craquelado e marcam bem menos os poros e as linhas de expressão. Já quem tem a pele oleosa ou mista pode aproveitar as bases oil-free com acabamento matte, que ajudam a controlar o excesso de óleo no rosto - além de darem aquela ajudinha ao disfarçar marquinhas de acne.

6. Experimente a base com a pele limpa

Outra dica é evitar experimentar a base nova com uma make por baixo, para não atrapalhar no tom original do produto. Se você estiver maquiada, as lojas e as farmácias costumam ter um lencinho demaquilante para você usar na hora e testar a base com o rosto limpo.

7. Peça ajuda se for comprar pela internet

Se for comprar a base pela internet, considere pedir ajuda de amigas ou analisar as fotos de blogueiras antes! É normal ficar em dúvida sobre cor, principalmente, mas a dica é procurar pessoas com o mesmo tom e subtom de pele que o seu, e conferir qual tonalidade fica perfeita nelas.

Redação: Beatriz Doblas