Base para pele com acne: 5 coisas que deve procurar na fórmula para controlar a oleosidade e evitar as espinhas

Conheça as principais características de uma base anti-acne!
Conheça as principais características de uma base anti-acne!

A acne sempre aparece quando menos se espera, mesmo quando a rotina de beleza é bem certinha. Mas, apesar da vontade de esconder as marquinhas, é importante ficar de olho das bases de maquiagem escolhidas, para evitar a produção excessiva de oleosidade e obstrução dos poros. Você conhece as características de uma base boa para manter a oleosidade sob controle e prevenir o aparecimento das espinhas? Confira as 5 mais importantes e aprenda!

1. Tem textura leve

Um ponto essencial na hora de escolher uma base para pele com tendência a acne e oleosidade excessiva é a textura leve, que não pesa na pele. Isso é fundamental para conquistar um acabamento natural e não deixar o rosto com aparência pesada, especialmente neste tipo de pele, que costuma ser mais irregular. Além disso, a textura leve seca mais rápido, o que também é um ponto positivo para quem gosta de sentir a pele bem sequinha.

2. Contém ácido salicílico na formulção

A base boa para combater a acne contém ingredientes secativos na sua fórmula, ao mesmo tempo que tem um acabamento confortável e que dura o dia todo. O ácido salicílico é o componente mais eficaz para secar as espinhas e também no combate ao seu aparecimento, por isso vale procurar bases que contenham o ingrediente na sua composição.

3. Possui cobertura média

Uma base de cobertura muito baixa não é eficaz para disfarçar marcas de espinhas e inflamações avermelhadas, por isso é importante procurar uma fórmula ligeiramente mais densa, de modo que cubra todas as imperfeições de forma uniforme. Do mesmo modo, uma base de alta cobertura não é tão indicada nestes casos, já que promove o efeito pesado devido à textura irregular das cicatrizes. O ideal é apostar na cobertura média, que não compromete o acabamento natural e ainda uniformiza o tom de pele.

4. Não obstrui os poros

Os cosméticos comedogênicos são os que ocluem os poros criando comedões, comumente chamados de espinhas e cravos. Para que a sua base não prejudique o problema da acne, é muito importante que essa afirme ser não-comedogênica, ou que prometa não obstruir os poros, para garantir uma pele saudável e livre de imperfeições.

5. Tem acabamento matte

Também muito importante para quem tem pele oleosa e acneica, o toque sequinho deixa o rosto confortável e sem aquela sensação grudenta mesmo nos dias de calor. O ideal é procurar por este tipo de fórmulas, que geralmente são compostas com partículas de pós que além de entregarem um efeito mattificado, ainda controlam a oleosidade ao longo do dia.