Base para unhas fracas: saiba como o produto ajuda a fortalecer as unhas

As bases para unhas fracas contém substâncias que fortalecem as unhas
As bases para unhas fracas contém substâncias que fortalecem as unhas

Característica queridinha das mulheres, as unhas são a plataforma perfeita para dar um toque a mais de sofisticação ou ousadia para a produção. Mas escolher aquele esmalte do momento ou investir em uma nail art incrível pode não ser suficiente para garantir mãos impecáveis. Alguns cuidadinhos simples, como hidratar e fortalecer as unhas são indispensáveis em todas as visitas à manicure, garantindo que as pontinhas dos dedos permaneçam mais saudáveis e resistentes. A famosa base de unha, que muitas vezes é deixada de lado pelas mulheres, pode ser uma grande aliada na luta contra esses vilões da esmaltação, deixando as unhas além de uniformes, mais fortes e rígidas.

Entenda para que serve a base de unhas

A principal das bases de unhas é proteger as pontinhas dos dedos e garantir uma aplicação mais uniforme do esmalte, por isso devem ser sempre o primeiro passo em toda boa esmaltação. "A base para unha ajuda a proteger contra as agressões provocadas pelo esmalte, acentuar seu brilho e manter a hidratação da unha", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Elas evitam que os esmaltes fiquem em contato direto com as unhas, garantindo que os componentes nocivos dos produtos sejam absorvidos pelas pontinhas dos dedos e prejudiquem a saúde das mãos. "O esmalte comum contém componentes que podem ressecar e irritar as unhas, como o tolueno, a parafenilenodiamina e certas fragrâncias e corantes", afirmou a especialista. Essas substâncias danosas presentes nos esmaltes com cores ajudam a deixar as unhas enfraquecidas e com aspecto quebradiço, atrapalhando o resultado final da esmaltação.

Base para unhas fracas contêm substâncias fortalecedoras

As mulheres que sofrem com unhas fracas e quebradiças podem contar ainda mais com a ajuda das bases, apostando sem medo nos produtos específicos para deixar as pontinhas dos dedos mais resistentes. Além de evitarem a absorção dos componentes presentes nos esmaltes, as bases para unhas fracas contêm em sua fórmula substâncias que ajudam a combater o enfraquecimento e garantir unhas fortes e bonitas sempre. "Algumas bases são específicas para esta função, principalmente quando contêm vitamina D", explicou a dermatologista Gabriella Albuquerque.

Alimentação e hábitos do dia a dia também influenciam nas unhas

Além de contar com a ajudinha das bases específicas para unhas fracas, ficar de olho na saúde e nas atitudes do dia a dia também pode garantir pontinhas dos dedos mais resistentes. Utilizar acetona no lugar do removedor de esmaltes, lixar a superfície das unhas e realizar tarefas domésticas sem proteção das mãos ajudam a remover a hidratação das unhas, deixando-os mais secas e, consequentemente, quebradiças. Uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas também pode gerar unhas menos resistentes. Uma dieta com proteínas, nutrientes, oligoelementos e zinco, que é essencial para saúde e beleza das unhas.