
Aplicar a base de forma impecável pode ser complicado para a maioria das pessoas. A dificuldade já começa na hora de escolher o melhor tom para a própria pele. No entanto, uma base bem aplicada pode melhorar muito a aparência, deixando a cútis mais homogênea, reluzente e disfarçando qualquer imperfeição. Além disso, uma pele bem feita pode dar uma injeção de auto estima e melhorar a apresentação pessoal de cada um. Para garantir uma cobertura ideal, evite os erros comuns listados abaixo.
Usar a base para deixar a pele mais bronzeada
Aplicar uma base em tom mais escuro para parecer que voltou recentemente de uma viagem a praia não é uma boa ideia. O maquiador Benjamin Puckey disse, em recente entrevista para o site Refinery 29, que a base mais escura não deve ser usada, a não ser que o rosto esteja mais claro do que o pescoço. "Quando você esquenta o seu tom de pele e o seu pescoço está pálido, fica muito artificial", explica o maquiador. Uma solução para deixar o visual mais bronzeado, é optar por um bronzer, e aplicá-lo exatamente onde o sol tende a queimar.
Exagerar na aplicação ou usar o tipo errado de pó
Dependendo do tipo de pele e da temperatura ambiente, é possível que durante o dia a cútis acabe ficando oleosa. Para corrigir esse problema, muitas mulheres optam pelo uso do pó compacto para mattificar a pele. No entanto, o excesso do produto pode acabar criando um efeito craquelado. A solução para isso, segundo Puckey, é "secar" o rosto com lençinhos específicos para tirar a oleosidade da pele ou com papel, e em seguida aplicar uma fina camada de pó.
Outro erro comum é usar o pó errado. No mercado existem diferentes tipos do produto, cada um específico para determinado efeito. "Se você acha que a sua base fica mais escura durante o dia, você precisa de um pó translúcido. Alguns pós que têm muito pigmento podem mudar de cor quando a pele fica mais oleosa ao longo do dia", diz o maquiador.
Desconhecer a cor de fundo da sua pele
É importante saber a cor de fundo da pele, principalmente para quem tem a pele mais morena ou negra, caso contrário é possível optar por uma base que provoque um aspecto pálido. Puckey explica quais são, normalmente, os tons de fundo de cada pele: "Os tons de pele que contam com fundo amarelo e vermelho é predominante em indianas, sul asiáticas e a maioria das mulheres negras.
Aplicar a base em grandes proporções
Segundo Benjamin Puckey, a base deve ser usada para uniformizar a pele e disfarçar a vermelhidão. "Deve ser aplicada apenas onde é necessário! Evite a mandíbula, e disfarçe manchas com um corretivo. Quanto menos produto você tiver no rosto, mais bonita ficará a sua pele na luz do dia", afirma o maquiador.
Se maquiar com a iluminação errada
Para que a base fique no tom ideal, é preciso escolher a luz certa para isso. A melhor opção é a própria iluminação do dia; maquiar-se de frente para a janela, por exemplo. Caso não seja possível usufruir dessa luz, o ideal é optar por aquelas que reproduzam esse efeito. Lembre-se que se a aparência na luz do dia está boa, estará em qualquer outra iluminação, incluindo ambientes mais escuros.
Exagerar na aplicação do primer
Aplicar muito primer pode fazer com que a maquiagem derreta ou descame ao longo do dia. Porque a maioria dos primers são a base de silicone, e se aplicados em excesso podem fazer com que os produtos borrem, dificultando a formação de uma camada homogênea. Por isso, o ideal é aplicar uma camada fina ou em pontos estratégicos, como nos lados do nariz, no centro da testa e no topo das bochechas, intensificando o efeito da base.
Usar para contornar o rosto
Para o maquiador Benjamin Puckey, usar uma base mais escura para contornar o rosto pode detonar a make. Segundo o profissional, o ideal é optar por um bronzer, principalmente se a maquiagem for usada durante o dia. "Evite fazer o contorno com uma base durante o dia - vai ficar artificial. Escolha um bronzer para esculpír o rosto durante o dia, deixará o look mais natural", afirma Puckey.
Pecar na hidratação da pele
Enquanto as peles oleosas têm dificuldade em manter a base intacta por causa da oleosidade produzida pela pele, quem possui pele seca precisa hidratá-la para garantir que a make não craquele. Para isso, uma solução é apostar no óleo facial ao invés do primer, para hidratar e garantir uma boa fixação.
Usar os pincéis errados
Para aplicar a base, uma das melhores ferramentas, segundo Puckey, é a esponja que vai espalhar de forma uniforme a base. A dica é iniciar do centro do rosto e ir em direção aos cantinhos. Em seguida, após a aplicação da base, é indicado passar um pouquinho de pó com um pincel limpo.