Batom: 8 dicas de como aplicar, limpar e os diferentes efeitos que você precisa conhecer

Saiba tudo sobre batons e se uma expert no assunto (Foto: Instagram @curlsfothegirls)

Quais são os tipos de batom mais famosos? E os acabamentos? Posso usar um batom vencido? A gente sabe que não faltam perguntas quando o assunto é o melhor aliado do bocão colorido! Quer tirar suas dúvidas sobre batom de uma vez por todas? Então, iniciantes e experts, cheguem mais: o Tudo Sobre Make separou tudo que uma louca por make precisa saber sobre o universo dos batons. Enjoy it!

1. Um batom pode ser em lápis, bala ou líquido

O primeiro passo, especialmente para as iniciantes no assunto, é conhecer quais são as principais versões de batom disponíveis para a maquiagem. Temos o:

- batom em lápis, que é bem mais prático de levar na bolsa e ajuda a acertar no contorno;

- batom em bala, que é uma das versões mais tradicionais, perfeita para uma aplicação rápida;

- batom líquido, que tem o aplicador separado do pigmento do batom e é bem fácil de manusear.

2. Batons podem ter acabamentos diferentes

Depois de lembrar das versões, é importante destacar que existem tipos de acabamento diferentes dentro do universo dos batons. As texturas mais conhecidas são a cremosa (com efeito hidratante e leve brilho), matte (com acabamento opaco e sequinho), metalizada (com efeito bem brilhoso) e glossy (com acabamento molhadinho).

3. Nem todo batom é de longa duração

Sabia que nem todo batom dura o dia inteiro na maquiagem? Se a embalagem não for identificada com "longa duração", o normal é que ele dure apenas algumas horinhas no visual. Já os que prometem ficar 16h ou 24h são aqueles que permanecem no look: pode beber, beijar e comer à vontade que eles não saem!

4. O lápis labial é o melhor amigo do batom

Fazer o contorno dos lábios com o batom nem sempre é tarefa fácil, a gente sabe - e é justamente pra essa parte mais delicada da make que existe o lápis labial! Ele é o melhor aliado da maquiagem dos lábios e serve justamente para demarcar onde se deve colorir. Lembre-se de usar um lápis no mesmo tom que o batom, viu?

5. Batom tem data de validade (e isso deve ser respeitado)

Quem tem uma coleção de batons nem sempre dá conta de usar todos, né? Além disso, é normal que se eleja um queridinho e acabe deixando outros tons de lado. Nesses casos, fica a dica: esteja sempre de olho na validade do seu batom. Usar esse item vencido pode trazer problemas para a sua saúde.

6. Dá para fazer misturinhas com mais de um batom

Ainda não encontrou exatamente o tom que precisava na nécessaire? Então aposte nas misturinhas! Dá muito certo usar dois batons juntos e descobrir novas tonalidades! Só não se esqueça de respeitar a regrinha do sucesso: primeiro comece aplicando a cor mais escura e, depois, a mais clara por cima.

7. O batom pode te ajudar a aumentar o lábio

Outra possibilidade que o batom permite é a de aumentar os lábios: tudo acontece por uma ilusão de ótica. Basta aplicar o batom um pouquinho além da linha natural da boca e, assim, o resultado é um look poderoso e bem preenchido. Não custa tentar, né?

8. Água micelar bifásica é o melhor aliado do batom borrado

Borrou o batom vermelho na hora da aplicação? Parece que não tem jeito, mas tem: a água micelar bifásica pode ser a sua melhor amiga nesses momentos! Basta umedecer a pontinha de um cotonete com a solução e, em seguida, limpar a parte borrada. Sem mistérios!

Redação: Raquel Carletto

Opa, parece que você não está logada! Por favor Ou criar uma conta.