Batom azul no almoço de família? Vermelho no trabalho? 5 situações que você pode - sim - abusar das cores nos lábios

Batons mais escuros com a make mais delicada e básica fazem o equilíbrio perfeito para qualquer evento (Foto: Instagram @amandaensing)
Que tal ousar um pouco mais nos looks? Aprenda os truques para deixar o visual leve e colorido ao mesmo tempo - e em todas as ocasiões (Foto: Instagram @eman)
Que tal o batom mais fechado para deixar uma finalização elegante durante a entrevista de emprego? Aproveite a proposta mais chique! (Foto: Instagram @sazanhendrix)
Batons mais escuros com a make mais delicada e básica fazem o equilíbrio perfeito para qualquer evento (Foto: Instagram @amandaensing)

Batons nude, clarinhos e mais discretos estão bem longe de serem as únicas opções de maquiagem nos lábios em ocasiões formais. Afinal de contas, quem foi que proibiu o bocão vermelho no trabalho ou o uso de uma cor mais divertida para o almoço de domingo ou aniversário de criança? Quando o assunto é onde e como usar batons coloridos, vale lembrar que as cores mais vibrantes e escuras também podem ser adaptadas às mais diversas situações sem pesar o look - bastando um ajuste ou outro no acabamento, tonalidade e equilíbrio das outras partes da make. Confira algumas dicas e aproveite!

1. Batom vinho na entrevista de emprego

O medo de passar uma imagem errada durante o processo seletivo para uma vaga tão sonhada é perfeitamente normal, mas vale reforçar que não é preciso esconder a sua personalidade mesmo nessas horas, viu? Para aquelas que gostam de cores mais clássicas, batons mais escuros como o vinho, por exemplo, podem ser usados para um ar arrumado e elegante fora do convencional! A dica, aqui, é preferir o acabamento opaco e um tom mais fechado no visual sóbrio e chique.

2. Batom laranja na faculdade

Tanto para quem estuda durante o período da manhã quanto para quem tem aulas no turno da noite, usar de batons coloridos está mais do que liberado! Se você é do tipo que não abre mão de se arrumar e adora trazer cores mais vibrantes para a produção dos lábios, não é preciso ter receio em produzir um pouquinho mais a make da boca. Para o ambiente acadêmico, a finalização laqueada ou glossy no tom mais clarinho do batom pode ajudar a suavizar o visual tranquilamente!

3. Batom vermelho no trabalho

É verdade que cada ambiente de trabalho é de um jeito - alguns mais descolados e outros um pouco mais formais -, mas, ainda assim, o batom vermelho e queridinho das apaixonadas por maquiagem pode ser adaptado para todos os casos! Para equilibrar a cor mais intensa, a dica é optar por uma make mais leve nos olhos, deixando essa região apenas com a máscara de cílios e a pele sequinha contornada pelo blush leve. O resultado é uma produção clássica, leve e mais discreta.

4. Batom azul no almoço de domingo

Que tal deixar o look do almoço de família bem descontraído? Batons vibrantes, inusutados e mais coloridos não só podem como devem ser inseridos nas ocasiões especiais com os parentes se você for uma louca pela maquiagem mais divertida no visual! No acabamento glossy, por exemplo, a cor fica ainda mais leve e caprichada nos lábios, do jeito que a reunião com pais, tios e primos pede!

5. Batom roxo no aniversário infantil

Se você começou a se arrumar para um aniversário de criança e na hora de colorir os lábios já foi automaticamente escolhendo uma cor mais clarinha, lembre-se: ela não é a única opção possível! Mesmo em eventos com clima infantil e simples, deixar a produção mais intensa e divertida é uma alternativa de manter a ousadia no look. Nesses casos, em especial, vale usar um tom mais aberto do batom roxo, por exemplo, e apostar na finalização cremosa para um resultado final mais delicado!